Uma professora que não usava máscara em sala de aula e que não foi vacinada infectou 12 de seus 24 alunos com a Covid-19. A docente chegou a ler em voz alta para os estudantes sem usar a máscara e, inicialmente, atribuiu seus sintomas como tosse, febre e dor de cabeça, a uma alergia. O caso aconteceu em uma turma do ensino fundamental de uma escola em Marin County, na Califórnia, nos Estados Unidos e foi divulgado nesta sexta-feira (27), em um relatório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças do país.
As informações da NBC News são de que o departamento de saúde pública da cidade começou a investigar o caso após um surto na escola em 26 de maio, três dias após a professora positivar para a Covid-19. Ela era uma das únicas que não tinha sido vacinada no quadro de funcionários.
Conforme o que foi apurado no relatório, a maioria dos alunos sentados nas duas primeiras filas da classe contraiu o vírus, enquanto uma minoria dos que estavam sentados no fundo da classe foi infectada. A professora não seguia as medidas de prevenção, apesar da indicação do uso de máscara em sala de aula por parte da Diretoria da unidade escolar.
Quatro alunos de outras salas de aula também testaram positivo para Covid-19. Eles eram todos irmãos de três alunos na sala de aula da professora “e a exposição foi considerada como tendo ocorrido em suas respectivas casas”, relatou o relatório. Quatro pais de crianças da escola foram posteriormente infectados no surto. Além disso, seis alunos de uma série diferente também tiveram a doença, depois que um aluno fez uma festa do pijama com dois outros alunos da mesma classe.
