Deverá ser protocolado nesta quarta-feira (5) um projeto de lei da Secretaria Municipal da Mulher, da Prefeitura de Maringá, que visa promover distribuição de absorventes menstruais para mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social.
Segundo o projeto, a ideia é promover a distribuição do produto de higiene em locais públicos de Maringá.
A secretária da Mulher, Terezinha Pereira, diz que é preciso dar condições para a aquisição de absorventes para melhorar a autoestima das jovens.
“Há estimativas de que 30% das brasileiras não têm dinheiro para comprar absorvente. Precisamos quebrar este ciclo de pobreza que leva a problemas psicológicos destas meninas e também à perda de aulas prejudicando o processo educacional”, comenta a secretária.
O prefeito Ulisses Maia diz considerar o projeto uma forma de contribuir para a quebra do ciclo de pobreza. “É um absurdo pensarmos que existam jovens nesta situação. Apoiamos integralmente o projeto da Secretaria da Mulher para que possamos reverter esta situação. Por isso, vamos possibilitar o acesso gratuito a quem necessitar de absorventes íntimos e não possuir condições de comprá-los”.