A gravidez é um período que exige mais cuidados
Durante a garvidez a mulher precisa ter mais cuidado com a alimentação, exposição ao sol, exercícios físicos e até mesmo com as roupas que usa (Foto: Pixabay)

Durante a gestação o corpo da mulher passa por diversas mudanças e este período exige alguns cuidados, principalmente durante o verão. Conforme a doutora Juliana Olavo, ginecologista e obstetra do Eco Medical Center, durante a gravidez devido à influência hormonal existe uma pré-disposição a ter manchas na pele, por isso, é recomendado que as gestantes evitem a exposição ao sol em excesso.

Durante a garvidez a mulher precisa ter mais cuidado com a alimentação, exposição ao sol, exercícios físicos e até mesmo com as roupas que usa (Foto: Pixabay)

“Excesso de exposição solar é prejudicial para todas as faixas etárias, inclusive as gestantes. Então, aquela recomendação de não se expor ao sol naquele período mais crítico, que é das 10 às 16 horas, isso vale também para as gestantes. O ideal é que a gente se exponha o mínimo possível em exposição solar, lembrando que durante a gestação, por conta da influência hormonal, a gente tem maior predisposição a fazer manchas na pele, que são os melasmas. Isso é induzido por exposição solar também”, explica a doutora.

Conforme a ginecologista, é indispensável o uso do protetor solar de maneira adequada no rosto e no corpo, lembrando de reaplicar o produto toda vez que entrar na água, seja do mar, ou da piscina.

Alimentação e prevenção contra insetos

Além do cuidado com a pele, a doutora alerta para os cuidados com a alimentação durante o verão. “A gente tem que lembrar, no verão, por conta das altas temperaturas, existe o aumento do risco do alimento estar contaminado. A gente vê, a gente tá observando agora, por exemplo, o aumento de surtos de gastroenterititos no verão, lembrando que gestante tem imunidade comprometida em relação aos demais adultos saudáveis. Então, é importante saber a procedência daquele alimento, ser um alimento que foi bem lavado, bem higienizado. Dá preferência, quando for comer fora de casa, alimentos cozidos e evitar alimentos crus para reduzir o risco de acabar tendo uma infecção”, recomenda a especialista.

De acordo com a doutora, outro cuidado que a gestante precisa ter é em relação à proteção contra insetos. A especialista recomenda o uso de repelentes e sempre reaplicar o produto conforme a orientação do fabricante para evitar contaminação, por exemplo, Dengue, Chikungunya, o Zika Vírus, que são doenças que podem comprometer a gestação. 

Gestante pode realizar atividade física?

Conforme a médica, as gestantes que realizam atividade física, o ideal é realizar os exercícios em ambientes refrigerados. Além disso, é fundamental ingerir água, a hidratação deve ser feita antes, durante e depois dos exercícios físicos. A especialista ainda recomenda que a gestante que pratica as atividades físicas ao ar livre escolha horários em que o sol não esteja forte, a recomendação geral é antes das 10 da manhã e depois das 16h.

A ginecologista ainda faz um alerta para o uso de roupas molhadas durante o verão, pois as gestantes estão suscetíveis a infecções como a candidíase.

“Aquilo de ir para a academia, ficar com a roupa molhada por horas depois, e ficar na praia, na piscina, ficar com o biquíni molhado por várias horas, isso aumenta a umidade da região, aumenta a proliferação de fluxos, e acaba se instalando a candidíase. O ideal é que tenha uma troca de roupa, então entra na piscina, vai ficar horas no mesmo local, então faz uma troca, leva mais um biquíni, mais um maiô, coloca uma roupa seca”, recomenda a especialista.

A região das mamas também exige uma atenção especial, conforme a ginecologista, durante o verão, as mamas podem aumentar e causar uma dermatite. Neste caso, é recomendado procurar um médico para realizar o tratamento adequado.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!