A rinite e a sinusite são condições respiratórias que pioram em épocas com o clima seco e mudanças bruscas de temperatura, elas costumam atingir as vias e os seios nasais. Apesar disso, os sintomas, causas e tratamento são diferentes. Confira aqui a diferença entre rinite e sinusite:

Rinite
A rinite é geralmente causada por reações alérgicas. Poeira, pelos de animais, mofo e pólen são os principais causadores. Ao entrarem em contato com a mucosa nasal, uma série de sintomas são desencadeados, como espirros em sequência, coceira no nariz e nos olhos, coriza e congestão nasal.
A secreção da rinite costuma ser clara e líquida, e o quadro pode ser passageiro ou crônico, caso a pessoa sofra com alergias respiratórias. Para o tratamento são utilizados antialérgicos.
Sinusite
Já a sinusite é uma inflamação dos seios da face. Ela pode surgir após uma gripe mal curada ou por obstrução nasal prolongada. Os sintomas incluem dor ou pressão na testa e maçãs do rosto, dor de cabeça, nariz entupido, mau hálito e até febre em casos mais graves.
A secreção costuma ser amarela ou esverdeada, e pode ser aguda, quando há quadros de quatro semanas, ou crônicas, se ultrapassar de 1 semana. Para o tratamento costuma ser utilizado antibióticos, analgésicos e corticoides.
Em ambos os casos a lavagem nasal é aliada e ajuda a melhorar alguns sintomas com a limpeza.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui