De vilão a mocinho, o café é assunto polêmico há vários anos. É certo que a bebida em excesso pode ser prejudicial, mas tomar de duas a três xícaras de café por dia, cerca de 400 ml, não é associada a efeitos negativos. Pelo contrário: um estudo publicado pela organização Johns Hopkins Medicine sugere que o hábito pode impactar positivamente nos rins (entenda abaixo).

Conforme artigo publicado em 5 maio de 2022, que veio à tona novamente este ano, beber café pode reduzir a propensão a ter uma lesão renal aguda. Segundo o estudo da Johns Hopkins Medicine, o consumo diário da bebida, independente da quantidade, reduz o risco da doença em 15%.
Ainda, quem ingere de duas a três xícaras de café diariamente pode potencializar os benefícios em 22% a 23%.
Beber café faz bem pros rins? Entenda
“Embora já soubéssemos da ligação entre o consumo regular de café e a prevenção de doenças crônicas e degenerativas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e doenças hepáticas, agora podemos adicionar aos benefícios da cafeína a redução do risco de lesão renal aguda “, explicou o autor do estudo, Dr. Chirag Parikh, diretor da Divisão de Nefrologia e professor de medicina na Universidade Johns Hopkins.
Para Parikl, o café melhora a perfusão – ou seja, a circulação de sangue ou de um fluido através dos vasos sanguíneos – e o consumo de oxigênio nos rins, tanto pelo efeito da cafeína quanto pela combinação de componentes bioativos presentes na bebida.
Ainda são necessários mais estudos para comprovar de forma oficial a eficácia do consumo diário do café para o benefício dos rins.
Outros benefícios da cafeína
O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e, além de ser uma fonte de energia, traz diversos benefícios à saúde. Estudos mostram que o consumo moderado de café pode melhorar a concentração, aumentar a capacidade de alerta e até melhorar o desempenho físico.
A cafeína, principal substância ativa da bebida, é como um estimulante do sistema nervoso central, ajudando a combater a fadiga e melhorar o foco. Além disso, pesquisas indicam que o café está associado à redução do risco de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Além de seus efeitos no cérebro, o café também pode ser um aliado do coração. Consumido de forma equilibrada, o café pode reduzir o risco de doenças cardíacas e até proteger contra derrames, segundo estudos de instituições como a American Heart Association.
A bebida é rica em compostos como polifenóis, que ajudam a combater o estresse oxidativo no corpo. Outro benefício interessante é sua relação com o controle de peso. A vitamina acelera o metabolismo e pode contribuir para a queima de gordura, sendo um ingrediente comum em suplementos para emagrecimento.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui