O sono é uma das necessidades biológicas mais importantes nos primeiros anos de vida. Dessa forma, para os bebês, dormir bem não é apenas uma questão de descanso, é fundamental para o crescimento físico, desenvolvimento neurológico e até para a imunidade. Mas afinal, quantas horas de sono a medicina recomenda para os bebês em cada fase?

A resposta varia conforme a idade da criança. Desde os primeiros dias de vida até os dois anos, o tempo ideal de sono vai se ajustando conforme o desenvolvimento do bebê.
“No primeiro ano de vida, o bebê tem necessidade de dormir entre 12 e 16 horas por dia. A partir de 1 ano até a idade adulta, a necessidade de sono vai diminuindo gradativamente”, explicou a médica otorrinolaringologista e médica do sono, Mariane Yui, ao blog Alice.
Horas de sono de bebês por idade
- Até 12 meses: 12 a 16 horas;
- 1 a 2 anos: 11 a 14 horas;
- 3 a 5 anos: 10 a 13 horas;
- 6 a 12 anos: 9 a 12 horas;
- 13 a 18 anos: 8 a 10 horas;
- Adultos: 7 horas, em média.

Por que o sono é tão importante para o bebê?
Nesse sentido, diversos estudos mostram que o sono está diretamente relacionado ao bom funcionamento do cérebro. Nos bebês, dormir bem ajuda:
- Na consolidação da memória
- No desenvolvimento do sistema nervoso central
- No crescimento físico, já que hormônios importantes são liberados durante o sono
- Na regulação das emoções e do comportamento

Além disso, o sono reforça o sistema imunológico e reduz o risco de doenças. Por isso, criar uma rotina consistente de sono desde os primeiros meses é essencial para o bem-estar do bebê.
Dicas para melhorar o sono do bebê e atingir as horas necessárias
Mesmo sabendo quantas horas de sono os bebês precisam, muitos pais enfrentam dificuldades para estabelecer uma rotina. Veja algumas dicas práticas recomendadas por pediatras:
- Estabeleça horários fixos para dormir e acordar
- Reduza estímulos visuais e sonoros à noite
- Ofereça um ambiente escuro, tranquilo e seguro
- Evite telas (como celulares e TV) pelo menos uma hora antes do sono
- Crie rituais como banho morno ou leitura de histórias
Com paciência e consistência, o bebê aprende a associar esses hábitos à hora de dormir, o que facilita muito a rotina da família.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui