A Câmara Municipal de Curitiba aprovou, durante a sessão plenária virtual desta terça-feira (25), um requerimento para que as casas de festas e buffets infantis sejam reabertos em Curitiba. A sugestão deve ser enviado à prefeitura e só poderá ocorrer diante da autorização da Secretaria de Saúde. 

De acordo com o autor da sugestão, Mauro Ignácio (DEM), o pedido foi motivado porque a pandemia passa por um “momento de estabilidade” na capital paranaense. Além do fato de que empresários e demais profissionais que atuam no ramo de festas e eventos estão sendo penalizados com as medidas restritivas e de distanciamento social.

“Os buffets infantis, em sua grande maioria, têm capacidade de oferecer estruturas seguras à realização de comemorações festivas, a exemplo dos restaurantes, bares e lanchonetes, os quais já contam com protocolos de segurança ativos e estão permitidos ao trabalho”, argumenta.

O documento sugere que após reabertos, os estabelecimentos obedeçam um protocolo  específico, que viria a ser elaborado, de prevenção à Covid-19. Entres as medidas sugeridas estão a limitação do número de pessoas autorizadas a participarem das comemorações e cuidados com a higienização.

Música ao vivo

Outro requerimento de sugestão dos vereadores ao Executivo é a permissão para música ao vivo em bares, restaurantes e afins. 

Segundo a proposta, de iniciativa dos vereadores Dr. Wolmir Aguiar (Republicanos), Ezequias Barros (PMB) e Tico Kuzma (Pros), a medida deve beneficiar tanto artistas como equipe de técnicos, montagem, logística, entre outros que estão hoje impedidos de trabalhar.

 “Considerando que a maioria são autônomos, o prejuízo de cada família é ainda maior”, justificam os proponentes.

Assim como a reabertura das casas de festas, a volta da música ao vivo em estabelecimentos de Curitiba depende do aval da Secretaria de Saúde.