Segundo uma pesquisa divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta sexta-feira (02), somente 7% dos estabelecimentos alimentícios em Curitiba cumprem rigorosamente a legislação e possuem um serviço de qualidade. A maioria (52%) apresenta falhas de baixo ou médio impacto (ou ainda de alto impacto, mas de pequena quantidade).

Os restaurantes da cidade com muitas falhas, mas ainda no limite aceitável do ponto de vista sanitário, correspondem a 28%. Ainda, 13% deles representam locais onde o número de falhas tornam os comércios inviáveis para o funcionamento.

Contudo, o levantamento aponta que o Aeroporto Internacional Afonso Pena possui somente serviços de alimentos com a Categoria A, em que há a melhor qualidade em relação à higiene do estabelecimento.

As notas mostram a situação geral das cidades que estão participando do projeto da Categorização dos Estabelecimentos de Alimentação. Este primeiro ciclo vai orientar as correções que os estabelecimentos devem adotar. Após o segundo ciclo de inspeção, os selos começarão a ser fixados nos estabelecimentos. As notas individuais dos bares, restaurantes e lanchonetes serão divulgadas também no final de maio.

Nesta pesquisa, foram estudadas 11 cidades-sede da Copa do Mundo e mais 13 municípios que aderiram ao projeto – incluindo Barueri, Belo Horizonte, Brasília, Búzios, Caruaru, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Gramado, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, João Pessoa, Manaus, Mata do São João, Natal, Olinda, Parnamirim, Pelotas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Miguel do Gostoso, São Paulo e Tibau do Sul –.

Juntando os dados de todas as cidades, a porcentagem de estabelecimentos alimentícios com a melhor qualidade classificada se igualou à dos locais com pior condição sanitária (16,90%). A maioria (40,70%) também é de Categoria B, que comete apenas erros pequenos e médios. Os outros 25,60% corresponde à Categoria C, que é considerado aceitável mesmo tendo maior quantidade de falhas.

Segundo a Anvisa, o resultado não é negativo e está dentro do esperado.