Ambientes mais fechados, menos circulação de ar, temperaturas baixas e maior umidade do ar compõem um cenário propício para a proliferação do vírus da gripe e outros vírus respiratórios. Casos de doenças como gripe, resfriado, sinusites, bronquites, bronquiolite, crises de asma e pneumonias são mais frequentes nessa época do ano, principalmente com a chegada de uma frente fria ao Paraná. Saiba como se previnir:

As vacinas estão disponíveis no SUS (Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN)

Para evitar o número de casos de infecções por síndromes respiratórias, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça que os cuidados básicos e a vacinação protegem a população. Influenza (gripe), Sars-CoV-2 (Covid-19), Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e rinovírus são os vírus que mais circulam atualmente no Paraná.

Leia também:

Prevenção contra a gripe e Covid-19

Atitudes como lavar as mãos com água e sabão com frequência, não tocar os olhos após contato com superfícies utilizadas por várias pessoas (corrimões, maçanetas, telefone, etc) e evitar permanecer em ambientes sem ventilação e com aglomeração de pessoas auxiliam e são fundamentais na proteção contra os vírus.

Além desses cuidados, a vacinação contra a gripe e Covid-19 se torna um importante escudo na defesa do organismo, contribuindo para a redução das complicações, internações e ainda da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus influenza na população. A vacinação também contribui para a redução da circulação viral na população, protegendo especialmente os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

As doenças respiratórias são comuns no outono/inverno e se previnir da gripe ajuda
Lavar as mãos com água e sabão é uma das recomendações (Foto: Gilson Abreu/AEN)

Desde o dia 2 de maio, todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem receber a vacina contra a gripe. As unidades de saúde dos municípios disponibilizam a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS).

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Jessica de Holanda

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com passagem pelos veículos BandNews, JB Litoral, Massa FM e Fast Company. Especialista em matérias de hard news nas editorias de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Serviço.

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com passagem pelos veículos BandNews, JB Litoral, Massa FM e Fast Company. Especialista em matérias de hard news nas editorias de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Serviço.