O Prefeito Rafael Greca anunciou nesta quinta-feira (14) que a vacinação contra a Covid-19 começará em Curitiba na próxima quarta-feira (20), às 10h. A prefeitura também apresentou um plano de ação que contém todas as informações sobre o processo para vacinar a população. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde foram criadas cinco fases de vacinação para que os grupos com mais riscos recebam a imunização primeiro.

Fases de vacinação

Na próxima quarta-feira (20) terá início a Fase 1 de imunização, que abrange aproximadamente 80 mil curitibanos. Confira abaixo os grupos que poderão receber a vacina:

  • Trabalhadores e moradores de instituições de longa permanência para idosos (aproximadamente 6 mil pessoas que serão vacinadas nas instituições de acordo com agendamento prévio)
  • Equipes de trabalho de Hospitais de referência ao atendimento da Covid-19 (aproximadamente 12 mil pessoas que receberão o agendamento via aplicativo e-Saude)
  • Indígenas com fatores de risco (aproximadamente 150 pessoas que receberão o agendamento via aplicativo e-Saude)
  • Equipes de UPAs e SAMU que trabalham nos setores que atendem Covid-19 (aproximadamente 2.500 pessoas que receberão o agendamento via aplicativo e-Saude)
  • Agentes funerários (aproximadamente 260 pessoas que receberão o agendamento via aplicativo e-Saude)
  • Trabalhadores de UBS/ CAPS, Centros de Especialidades Municipais e outros setores dos hospitais que atendem covid (aproximadamente 25 mil pessoas que receberão o agendamento via aplicativo e-Saude)
  • Trabalhadores de outros hospitais e clínicas (aproximadamente 10 mil pessoas que receberão o agendamento via aplicativo e-Saude)
  • Trabalhadores de distritos sanitários, setores administrativos de serviços de saúde e servidores trabalhadores afastados por fatores de risco à covid-19 (aproximadamente 2.500 pessoas que receberão o agendamento via aplicativo e-Saude)
  • Servidores da FAS e Guarda Municipal ( aproximadamente 3.500 pessoas que receberão o agendamento via aplicativo e-Saude)
  • Profissionais de saúde autônomos de consultórios e similares (aproximadamente 15 mil pessoas que receberão o agendamento via aplicativo e-Saude)
  • Trabalhadores de laboratórios de análises clínicas (aproximadamente 3 mil pessoas que receberão o agendamento via aplicativo e-Saude)
  • Estudantes com estágios regulares nos serviços de saúde 

Na Fase 2 serão vacinados pessoas com vulnerabilidade relativa à faixa etária, na Fase 3 pessoas com vulnerabilidade decorrente de comorbidades, na Fase 4 trabalhadores essenciais e na Fase 5 a população abaixo de 60 anos.

Confira aqui o plano completo.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.