O primeiro caso de sarampo em Curitiba foi confirmado pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba nesta terça-feira (20). Trata-se de um caso importado, ou seja, o paciente contraiu a doença fora do município.
- Saiba onde tomar a vacina contra sarampo em Curitiba e tire dúvidas sobre a vacinação
Em três meses, foram confirmadas 1.680 casos de sarampo no Brasil, a maior parte deles em São Paulo com 1.662 casos confirmados. Ao todo, 11 estados já enfrentam surto da doença.
Caso de sarampo em Curitiba é importado
De acordo com a Secretaria de Saúde, um morador de Curitiba de 54 anos, sem registro anterior da doença ou de vacina contra o sarampo, contraiu a doença no início de agosto em uma viagem para estados com área de surto.Todas as medidas de bloqueio – vacinação preventiva das pessoas que tiveram contato com ele – foram feitas. O paciente está se recuperando e segue sob cuidados médicos.
Sarampo no Paraná
No dia 7 de agosto, a Secretaria de Saúde Estadual confirmou o primeiro caso de sarampo no Paraná em uma mulher de Campina Grande do Sul, na região metropolitana da capital. O caso também foi importando: a paciente, de 41 anos, contraiu a doença quando viajou para São Paulo, estado com mais de 900 casos confirmados da doença.
Alerta para vacinação contra sarampo
Diante da confirmação do primeiro caso importado da doença em Curitiba e do surto existente no país, em especial no estado de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba reforça o alerta de vacinação, principalmente para quem for viajar para os locais atingidos. Nestes casos, a faixa etária com indicação da vacina (1 a 49 anos, na rotina) é ampliada para 6 meses aos 59 anos de idade.
As vacinas estão disponíveis em 110 unidades básicas de saúde. Veja aqui os endereços e os horários de funcionamento.