O boletim quinzenal da dengue, divulgado na terça-feira (20), da Secretaria de Estado da Saúde totaliza 848 casos no Paraná, são 107 a mais que o informe anterior, do dia 6 de outubro.

O atual período de monitoramento começou em agosto deste ano e seguirá até julho de 2021. Neste momento, os casos confirmados de dengue atingem 26 municípios. Dos casos registrados, 111 são autóctones, ou seja, a infecção pelo vírus da dengue ocorreu na cidade de residência.

Diante da progressão do número de casos, o secretário de saúde Beto Preto ressalta que o combate a dengue não depende apenas dos órgãos governamentais e reitera que a participação da população é fundamental para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

“A melhor forma de combate é com a remoção de recipientes que possam acumular água nos ambientes internos e externos dos domicílios”, afirmou Beto Preto.

Morte por dengue em Cambé

Também nesta terça foi confirmada a primeira morte por dengue no novo período epidemiológico. A vítima é um idoso de 69 anos que vivia em Cambé, no norte do Paraná. 

Cinco municípios paranaenses apresentam casos graves de dengue. São:

  • 5 em Foz do Iguaçu
  • 1 em  Marmeleiro, 
  • 1 em Assaí
  • 1 em Cambé 
  • 1 em Jataizinho