Desde o início do ano a Secretaria de Saúde confirmou seis casos de morcego com raiva em Maringá. O último foi registrado na região do Jardim Iguaçu. A Vigilância Sanitária bloqueou a área e a unidade de saúde do bairro irá atender e orientar os moradores.
Os quatro primeiros casos foram registrados na região da Zona 8 e o quinto caso, no mês passado, foi entre os jardins Alvorada e Morangueira. Conforme o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, os morcegos recolhidos na cidade são enviados para o Laboratório Central do Estado e são raros os casos confirmados de raiva.
Cuidados
Deve-se evitar o contato com o animal, pois “a raiva é fatal para as pessoas”, alerta Nardi. A simples presença de morcegos, no entanto, não oferece riscos à população, garante o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Guilherme Puppin.
Não é recomendado nem permitido às pessoas retirar os animais, pois, além do risco de contaminação os morcegos são protegidos por lei.
Em situações de contato acidental, a orientação é procurar a saúde pública imediatamente e avisar pelo telefone 156, para que os animais sejam recolhidos e examinados. O mesmo procedimento deve ser feito em casos de contato de cães e gatos com o morcego.