O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP) morreu na noite desta terça-feira (13), vítima da covid-19. O político de 66 anos havia sido internado no dia 3 de março, em Brasília, com sintomas da doença. No dia 12 de março, a esposa do deputado, que tinha câncer, faleceu devido a complicações do coronavírus. Como já estava internado, Schiavinato não chegou a ficar sabendo. 

O político paranaense era bastante conhecido na região oeste do estado. Natural de Iguaraçu, em 2004 foi eleito prefeito de Toledo. Na sequência foi reeleito e em 2015 venceu as eleições para deputado estadual. Já em 2018, Schiavinato foi eleito deputado federal, cargo que exercia atualmente.

Schiavinato estava internado em estado grave, com complicações no pulmão. O boletim médico divulgado na semana passada revelou que o parlamentar precisou passar por uma desobstrução das vias biliares.

LEIA TAMBÉM: Morre ex-deputada estadual Irondi Pugliesi

A Câmara dos Deputados informou que Schiavinato é o primeiro deputado federal em exercício a morrer. O político deixa dois filhos e seis netos.

Governador lamenta morte

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lamentou nesta terça-feira (13) a morte do deputado federal José Carlos Schiavinato.

“Me solidarizo com a família e os amigos neste momento de dor e tristeza. Meu profundo sentimento de condolências e de que a fé em Deus ampare seus corações. Schiavinato batalhou muito em prol do Paraná como prefeito, deputado estadual, deputado federal e liderança política”,

afirmou o governador.

Atualização

A Prefeitura de Toledo decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-prefeito toledano, por dois mandatos, e ex-deputado estadual José Carlos Schiavinato.

O Decreto Nº 99/2021 enaltece a dedicação de Schiavinato “às causas da comunidade toledana e regional, seja como servidor público municipal, seja como Prefeito nas gestões 2005-2008 e 2009-2012 e como Deputado Estadual e Deputado Federal, funções que desempenhou com grande profissionalismo, competência e dedicação”.

O prefeito Beto Lunitti afirmou que cada prefeito, em seu tempo, fez o seu melhor. “Em relação ao trabalho, o ex-prefeito e deputado se dedicou muito ao trabalho em prol do nosso município e foi figura importante para o desenvolvimento da nossa região após se tornar nosso representante parlamentar”.

A administração municipal aguarda uma posição da família sobre os atos fúnebres, com a possibilidade do velório ocorrer no Paço Municipal Alcides Donin.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.