O secretário de estado da Saúde, Beto Preto, comentou na manhã desta quarta-feira (3) sobre a situação delicada que o Paraná vive no enfrentamento ao coronavírus. Após receber 146.800 novas doses da CoronaVac, o secretário destacou que apesar dos esforços, o “quadro é dramático” e o sistema de saúde está “entrando no colapso”.

A declaração sobre o limite do sistema de saúde foi dada durante entrevista ao programa Bom Dia Paraná, da RPC.

De acordo com dados apresentados por Beto Preto, 92% dos leitos de UTI adulto, destinados a pacientes com Covid-19, estão ocupados no Paraná. A região oeste é a que apresenta a pior situação, com apenas 3% de leitos vagos. Além disso, 699 pessoas aguardam a liberação de uma vaga para internamento.

“Você que infelizmente, que acha que a pandemia já acabou, que está saindo de casa, não achem que queremos interromper a atividade de alguém. Nós queremos o Paraná trabalhando, mas atualmente temos, 600, 700 pessoas aguardando um leito”, comentou Beto Preto na sede do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).

O secretário afirmou que o “momento é muito grave” e precisa da colaboração da população para superar as dificuldades. “Nós gostaríamos de ter mais vacinas, reitero isso também, estamos dialogando diariamente com o Ministério da Saúde e também dialogando com outras iniciativas. Analisando tudo que está acontecendo em Brasília, na Câmara dos Deputados, no Senado, avaliando todo esse conjunto de informações”.

Novas doses para o Paraná

Nesta quarta-feira (3) o Paraná recebeu 146.800 novas doses da CoronaVac e alcançou a marca de 853 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Deste novo lote, metade será armazenado para aplicação da 2ª dose e o restante distribuído para as regionais de saúde. A expectativa é que todos municípios recebam material até a tarde desta quinta-feira (4).

Vacina parana
(FOTO: Mariane Schlindwein/ RIC RECORD TV)

Deste novo lote, seis mil doses foram enviadas exclusivamente para a cidade de Cascavel. Nesta semana, o prefeito da cidade informou o Ministério da Saúde sobre a situação dramática e recebeu 15 respiradores.

Ainda segundo Beto Preto, caso o calendário do governo federal seja cumprido, em março o Paraná deverá receber aproximadamente 1,6 milhão de doses. “No mês de março atingiremos um milhão de paranaenses imunizados”, declarou o secretário.

Atualmente já foram aplicadas 401.290 vacinas e 317 mil paranaenses já foram imunizados com duas doses.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.