Meninas com idade entre 9 e 11 anos devem receber a vacina que protege contra o papilomavírus humano. Governo prevê que mais de 256 mil garotas sejam imunizadas no PR.

A segunda dose da vacina contra o papilomavírus humano (HPV), que deve ser aplicada em meninas de 9 a 11 anos, está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Paraná. O governo estadual prevê que mais de 256 mil garotas sejam imunizadas em todo o estado. Em março deste ano, apenas 50,87% foram imunizadas contra o HPV.

O HPV é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo e a doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no país.

A segunda dose da vacina deve ser tomada seis meses após a primeira. Para garantir uma imunização eficaz e duradoura, as adolescentes devem retornar para a terceira dose cinco anos após a primeira dose. Para as adolescentes que ainda não receberam a primeira dose da vacina, o governo alerta que elas podem procurar uma unidade de saúde, pois a dose primária também estará disponível para aplicação.

De acordo com o coordenador do programa estadual de Imunização, João Luís Crivellaro, a vacina é segura e a eficácia é reconhecida internacionalmente, pois ela estimula a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV.

Meninas de 11 a 13 anos, que ainda não tomaram a vacina na primeira fase no ano passado, também podem procurar a unidade de saúde mais próxima e completar o esquema vacinal. O Paraná possui mais de 2.200 postos de vacinação aptos a aplicar as doses necessárias.

Caso os pais tenham alguma dúvida, devem entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima da residência.