Após rompimento de contrato entre Prefeitura de Maringá e a empresa de saúde Sudamed anunciado oficialmente nesta sexta-feira (13), servidores municipais de Maringá estão sem operadora de serviços de saúde. Em nota, o executivo informou que está em contato com empresas prestadoras de serviços de saúde para assinar contrato emergencial.
A nota explica ainda que as gestantes deverão procurar a Unidade Básica de Saúde (UPA) Zona Norte e, em caso de trabalho de parto, serão encaminhadas à Santa Casa para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nos demais casos de necessidade de serviços médicos, as UPAs, Hospital Municipal e Hospital Universitário têm condições de prestar, pelo SUS, atendimento de qualidade aos servidores municipais”, informa a prefeitura.
Segundo o vereador Alex Chaves, líder do governo municipal na Câmara de Maringá, um projeto em regime de urgência deverá entrar na pauta para ser discutido e votado pelos vereadores, a fim de viabilizar, o mais rápido possível, o atendimento de saúde aos servidores municipais de Maringá.
Segundo o diretor comercial da Sudamed, Alexandre Discioli, as partes chegaram a um acordo há duas semanas, prazo que se encerrou sexta para que o Município encontrasse um outro prestador de serviço.
Entenda o caso
Após queixas de servidores, a Prefeitura de Maringá abriu, no início do mês, um procedimento administrativo para apurar inexecução de contrato por parte da Sudamed. Ela deixou de pagar alguns hospitais alegando não estar em contrato o grande aumento de casos de internação e atendimento por conta da pandemia da covid-19.
Um procedimento administrativo foi aberto, à época, verificando a situação e concedendo à empresa direito ao contraditório e ampla defesa. A prefeitura alegou quebra do contrato por parte da empresa por não realizar os serviços previstos em contrato.
O caso deverá ser resolvido na Justiça. A Sudamed alega que os casos atendidos de covid-19 não são de sua responsabilidade, devendo o pagamento ser feito a hospitais da cidade pela própria prefeitura ou SUS.
