Os shoppings de Londrina e Maringá foram autorizados a reabrir, seguindo algumas orientações estabelecidas por decretos municipais. Com isso, são seis cidades com shoppings abertos no Paraná. A determinação do governador Ratinho Junior continua em vigor, mas a autorização veio a partir das decisões de cada prefeitura.
Mesmo com a decisão de reabertura, caso haja aumento do número de pessoas infectadas pela covid-19 e da taxa de ocupação de leitos da UTI, as prefeituras podem tomar medidas drásticas. No caso de Maringá, por exemplo, pode ser um gatilho automático para lockdown ou paralisação das atividades.

Em Maringá, o decreto n.º 637/2020 permitiu a reabertura de shoppings, academias de ginástica e a realização de missas, cultos e reuniões religiosas, respeitando as medidas de higienização e distanciamento.
Os shoppings já puderam abrir nesta sexta-feira (8), assim como centros comerciais e galerias. Neste sábado (9), o funcionamento também será normal, pois visa atender as compras para o Dia das Mães.
Apesar de liberado o funcionamento, os shoppings de Maringá não vão poder permitir a entrada de menores de 16 anos. Além disso, cada cliente que entrar no shopping terá que passar pela medição de temperatura e higienizar a sola dos calçados.
Na cidade, o decreto também estabeleceu que sejam retiradas de todos os shoppings os bancos e sofás dos locais de descanso. Em Maringá, cinemas e áreas de lazer ainda não estão permitidos a funcionarem.
No caso das igrejas, vão ser permitidas até três celebrações, aos domingos, mas com distanciamento e obrigação do uso de máscaras. Para as academias de ginástica, o decreto libera o funcionamento a partir do dia 18 de maio. Outras medidas podem ser vistas neste link disponibilizado pela prefeitura de Maringá.

Shoppings reabrem em Londrina
Em Londrina, a reabertura dos shoppings, centros comerciais e galerias vai ser feita de forma gradual, a partir desta sexta-feira, até o dia 17 deste mês. Para isso, os comerciantes vão ter que seguir uma série de restrições e medidas sanitárias.
A decisão na cidade foi tomada pelo prefeito Marcelo Belinati, em conjunto com o Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública, que foi criado para tratar da pandemia de coronavírus. “O Coesp autorizou o retorno seguro, controlado, com critérios rigorosíssimos de retorno ao trabalho de shoppings e galerias. Eles estarão autorizados pela prefeitura a funcionar”, explicou o prefeito.
Em Londrina, os estabelecimentos vão poder funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 19h e pode haver sistema de revezamento. Por causa do Dia das Mães, os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços instalados em shoppings poderão funcionar neste sábado (9), das 11h às 19h.
Na cidade, porém, o prefeito manteve a decisão de deixar academias de ginástica e igrejas fechadas. Marcelo Belinati destacou que a reabertura do comércio é para que a economia não pare, mas sem focar no lazer. Nos shoppings, inclusive, está proibido o funcionamento das praças de alimentação e cinema e também não vai ser permitida a entrada de crianças menores de 12 anos.

Outros shoppings abertos no Paraná
Atualmente, o Paraná é o terceiro estado do Brasil com mais shopping centers abertos durante a pandemia do novo coronavírus. Os dados são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Em Foz do Iguaçu e Cascavel, cidades da região Oeste, os shoppings foram reabertos com o restante do comércio no dia 22 de abril. Em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, o comércio voltou no dia 6 de abril, mas os shoppings voltaram um pouco depois. Em Apucarana, o Shopping Centronorte abriu as portas no dia 25 de abril.
Em Curitiba, os shoppings não estão funcionando, mas alguns estabelecimentos criaram formas diferentes de atender ao público. No Crystal, Mueller e no ParkshoppingBarigui, o atendimento tem sido feito no formato drive thru.