O site Notifica Saúde e o aplicativo Saúde Maringá são duas novas ferramentas da Prefeitura de Maringá para ampliar a transparência e dar mais velocidade no acesso à informação sobre o comportamento do coronavírus. As iniciativas foram desenvolvidas pela iniciativa privada, por meio da Evoa Aceleradora e do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) e foram doadas ao município para reforçar o combate à covid-19. As plataformas foram apresentadas nesta quarta-feira, 15. “É fundamental a parceria entre empresas privadas e o setor público. Esses laços garantem que o cidadão tenha acesso à tecnologias mais avançadas e a qualidade de informação”, disse o prefeito de Maringá, Ulisses Maia durante a apresentação das plataformas digitais.
O secretário de Saúde, Jair Biatto, reforçou a importância da fluidez na informação. “Agora, com as funcionalidades, tanto do site, quanto do aplicativo, conseguiremos dar mais agilidade e fluidez nas informações relacionadas ao coronavírus. Dados como casos notificados, suspeitos, encerrados e descartados são informações diárias e, que agora, avançam na questão de rapidez da transparência”, disse.
Notifica Saúde
O Notifica Saúde (www.notificasaude.com.br) será um canal de atualização diária sobre o contágio local. O objetivo é inserir no site as informações do boletim diário sobre o coronavírus na cidade. A ferramenta será alimentada diretamente pelas unidades de referência para tratamento de covid em Maringá e, na sequência, refinadas pelo Centro de Informações em Vigilância em Saúde (CIEVS). Os dados serão atualizados às 15h, todos os dias. O projeto é uma iniciativa da Evoa Aceleradora com apoio das empresas DB1 Group, Grands Sistemas e Gumga Tecnologia.
Antes, as fichas com informações sobre os pacientes eram preenchidas a mão nas unidades de saúde, digitalizadas e enviadas por email para a Secretaria de Saúde, depois os dados ainda eram digitados em outro sistema e, muitas vezes, os servidores tinham dificuldade para entender o que estava escrito. Com o Notifica Saúde, as unidades de saúde vão digitar a notificação diretamente na plataforma, e automaticamente a informação será enviada para outros sistemas. Em um primeiro momento, serão registrados número de notificados, confirmados, encerrados e óbitos. Taxa de ocupação hospitalar e matriz de risco serão inseridas em uma segunda etapa. Até que ocorra substituição total, o boletim diário continuará sendo publicado no formato atual, no site e redes sociais da prefeitura.
Saúde Maringá
O aplicativo “Saúde Maringá”, desenvolvido e doado pela Unicesumar, é uma ferramenta gratuita de triagem para pessoas com sintomas de covid-19. O app, ao mesmo tempo, é um tira-dúvidas para perguntas frequentes e ferramenta de autoavaliação e está disponível tanto para Android quanto para iOS. Ao apresentar breve histórico de saúde, o usuário consegue saber se seu quadro potencialmente é de covid-19 e recebe orientações médicas de forma imediata. O aplicativo também indica a unidade de saúde mais adequada para que o paciente procure, caso seus sintomas se enquadrem aos que correspondem ao coronavírus.
Para baixar o aplicativo, basta acessar a App Store ou a Playstore e buscar por “Saúde Maringá”. Após ler e concordar com os termos e condições, selecione a opção que corresponda à sua demanda. A opção “faça sua autoavaliação” exige cadastro com dados pessoais.