Muitas pessoas vivenciam um padrão repetido de sono interrompido: acordam no meio da madrugada, frequentemente entre 1h e 5h da manhã. Dessa forma, para a medicina ocidental, esse tipo de despertar pode estar associado ao estresse, ansiedade, alimentação ou até distúrbios do sono.

pessoa deitada e acordada para ilustrar o sono interrompido
O sono é um dos pilares mais importantes da saúde (Foto: Ilustração/Canva)

De acordo com a visão oriental, o corpo segue um relógio energético dos órgãos, no qual cada sistema interno atinge seu pico de funcionamento em horários específicos do dia e da noite. Assim, o horário em que a pessoa acorda pode revelar qual órgão está em desequilíbrio, seja física, emocional ou energeticamente.

“Normalmente a gente acorda entre 1h e 3h ou 3h a 5h da manhã. Se você acordou antes das 3h é um problema do fígado, porque o órgão começa a funcionar entre 1h e 3h”, explica Peter Liu, especialista em medicina oriental.

O relógio biológico da medicina chinesa

Abaixo, veja quais órgãos estão associados a cada período da madrugada, de acordo com Peter Liu:

  • 1h às 3h: Fígado – ligado à raiva reprimida e à desintoxicação do sangue.
  • 3h às 5h: Pulmões – conectados à tristeza, melancolia e à respiração.

Sono interrompido e saúde emocional

Nesse sentido, além da conexão com os órgãos, a MTC também relaciona o horário do despertar com aspectos emocionais e energéticos. O fígado, por exemplo, não apenas filtra toxinas, mas é considerado o centro da raiva e da frustração. Já os pulmões são vistos como o órgão do luto e da tristeza.

pessoa deitada acordada
Quando o sono se interrompe com frequência durante a madrugada, o corpo pode estar tentando enviar um sinal de desequilíbrio (Foto: Ilustração/Canva)

Por isso, o sono interrompido durante a madrugada pode ser reflexo de emoções reprimidas ou de um excesso de energia acumulada no órgão correspondente. Para a medicina chinesa, tudo está interligado — corpo, mente e emoções atuam em harmonia (ou em desequilíbrio).

Como equilibrar a energia e melhorar o sono

A medicina tradicional chinesa propõe diversas abordagens para restaurar o fluxo de energia nos meridianos e melhorar a qualidade do sono.

pessoa dormindo para ilustrar sono interrrompido
Algumas técnicas ajudam a dormir melhor (Foto: Ilustração/Canva)

Veja algumas práticas recomendadas:

  1. Acupuntura: Ajuda a desbloquear os canais de energia e restabelecer o equilíbrio entre os órgãos.
  2. Fitoterapia chinesa: O uso de plantas medicinais específicas pode auxiliar na regulação do sono.
  3. Exercícios respiratórios e meditação: Práticas como o Qigong ou a respiração profunda são eficazes para reduzir o estresse.
  4. Alimentação equilibrada: Evitar refeições pesadas à noite ajuda o fígado a trabalhar melhor durante a madrugada.
  5. Rotina de sono regular: Dormir e acordar em horários consistentes fortalece o ritmo natural do corpo.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.