A preocupação com a saúde mental nas empresas deixou de ser tabu e passou a ser um pilar estratégico de produtividade e retenção de talentos. É nesse cenário que o Guia da Alma, startup catarinense fundada em 2016, apoiada pela Quintal Ventures, vem se destacando no país ao oferecer soluções de bem-estar corporativo que unem tecnologia, terapia online e gamificação. A empresa, que triplicou seu crescimento em 2024, mira em dobrar novamente os resultados em 2025.

Guia da Alma
Fundada em 2016, a companhia ajuda empresas a prevenir o burnout dos colaboradores (Foto: Rayssa Petter/ Jovem Pan News)

“A gente vem num crescimento muito bom, como você trouxe aí dados do crescimento do ano passado, de triplicar a receita, e esse ano a gente vem com uma força muito grande para dobrar”, afirmou o CEO e fundador, Rodrigo Roncaglio, em entrevista à Jovem Pan News Curitiba. Segundo ele, o avanço se deve à crescente busca das empresas por qualidade de vida para os colaboradores e também à nova NR-1, norma de segurança do trabalho que agora obriga as empresas a gerenciar riscos psicossociais.

A cofundadora e CSO, Liana Chiaradia, explicou que o Guia da Alma atua como uma plataforma completa de saúde mental corporativa, conectando colaboradores a terapeutas especializados e oferecendo ferramentas de prevenção e mapeamento de riscos.

“A nossa estratégia é transformar o dia a dia das empresas em um ambiente mais saudável, conectando pessoas a bons terapeutas que auxiliam em questões como ansiedade, estresse e burnout, mas também em habilidades de liderança e comunicação”, detalhou Liana.

Guia na Alma: engajamento dos usuários

Além das sessões de terapia, a startup aposta em gamificação para engajar os usuários. A cada sessão ou atividade realizada, os colaboradores ganham “calmas”, moedas virtuais que podem ser trocadas por novas sessões ou prêmios. “Conforme ela vai usando, ela ganha calmas… e começa a se destacar como uma pessoa que cuida da qualidade de vida”, explicou Rodrigo.

A plataforma soma mais de 400 empresas clientes e 30 mil avaliações positivas. “As empresas têm percebido uma melhora significativa na motivação, no engajamento e na redução do absenteísmo. A saúde mental passou a ser vista como uma questão de produtividade e sustentabilidade do negócio”, destacou Liana.

Para o CEO, a pandemia foi o divisor de águas que impulsionou o tema dentro das organizações. “Quando a gente começou, nove anos atrás, esse era um tema que nem se falava nas empresas. Havia vergonha em dizer que fazia terapia. A pandemia quebrou esse tabu e consolidou a terapia online como ferramenta essencial de cuidado”, lembrou Rodrigo.

Com a obrigatoriedade da NR-1 e o avanço das discussões sobre bem-estar corporativo, o Guia da Alma se consolida como uma das principais startups de saúde mental do Brasil.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Eduardo Teixeira

Repórter

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.