A partir do próximo fim de semana, a equipe de psicólogos das secretarias da Saúde e de Administração e de Gestão de Pessoal que já proporciona o acolhimento emocional por telefone de segunda a sexta-feira, passará a atender também aos sábados e domingos. O atendimento já vinha sendo feito nos feriados. O horário será o mesmo para todos os dias da semana, das 8h às 18h. (Veja os telefones abaixo)
O que é o telePaz
O TelePaz é um serviço gratuito criado pela Prefeitura de Curitiba logo depois que a cidade foi declarada em situação de emergência devido à pandemia pelo novo coronavírus, em março.
De acordo com a administração municipal, o objetivo do programa é dar o suporte emocional emergencial a servidores e à população em geral, neste momento de incertezas trazidas pela doença.
Qualquer um que não se sinta bem e precise conversar pode entrar em contato. As manifestações variam de pessoa para pessoa. São sinais de ansiedade, dificuldade para adaptar-se ao isolamento social, medo de contaminar ou ser contaminado, mudanças da rotina que causam alterações físicas, tristeza e dor, no caso daqueles que têm que lidar com o luto por causa do falecimento de alguém próximo devido à doença.
Sem pressa
Não há limite de tempo para cada atendimento. Levantamento feito pelo Departamento de Saúde Ocupacional, que coordena o serviço, mostra que as conversas duram, em média, de 20 a 25 minutos.
“Já tivemos diversas situações em que as pessoas ficaram mais tempo em atendimento. Nós não apressamos quem nos liga. Nosso objetivo é acolher, acalmar e, quando percebemos a necessidade, o profissional pode fazer novo contato para verificar se a pessoa que ligou está estabilizada”, explica a psicóloga da gerência de psicologia e serviço social e coordenadora do serviço, Margareth Cristina Bolino.
Profissional da área de saúde ocupacional há 15 anos, Margareth explica que não se trata de uma intervenção terapêutica, mas de uma escuta ativa e especializada. Por isso, ela ressalta a importância da qualificação da equipe formada por 12 psicólogos com experiência clínica.
Quando o profissional percebe que a pessoa necessita de atendimento adicional, ele pode encaminhá-la para o serviço disponível na rede municipal, respeitadas as limitações impostas pela pandemia.
Serviço:
TelePaz – Acolhimento emocional
Para os servidores: 3350.8200
Para a população em geral: 3350.8500
Atendimento de segunda-feira a domingo, das 8h às 18h