A Cadeia Pública de Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais do Paraná, registrou um surto de coronavírus entre os presos. Segundo o Departamento Penitenciário (Depen), foram realizados 272 exames após um agente carcerário confirmar a doença. Os resultados apontaram que 125 presos testaram positivo para a covid-19.

Apesar do surto de coronavírus na cadeia de Telêmaco Borba, nenhum dos infectados teve sintomas graves e precisou ser hospitalizado. “Todos eles [detentos] ficaram bem e apresentaram apenas sintomas leves da doença, não tendo sido necessário a remoção para ambiente hospitalar. A unidade permaneceu isolada, em quarentena, e sem  receber novos presos”, informou a nota do Depen.

Surto de coronavírus em cadeia de Telêmaco Borba

O Depen só informou sobre o surto na cadeia pública de Telêmaco Borba agora no início de agosto. Entretanto, os casos de coronavírus foram tratados no mês de julho. Segundo informações, os exames foram realizados após a testagem positiva de um servidor da carceragem.

“Primeiro foram testados os presos que apresentavam sintomas e, posteriormente, todos os presos e demais servidores também passaram pelo exame”, destacou o Departamento em nota.

Já na última quinta-feira (27), médicos do município verificaram o estado de saúde dos detentos infectados e 124 receberam alta, além do servidor. Nesta terça-feira (1), o outro preso contaminado também recebeu alta.

No norte do estado, o Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon), também registrou um surto durante a pandemia. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 129 internos foram diagnosticados com coronavírus. Ao todo, até o dia 31 de agosto, 631 presos foram infectados no Paraná.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.