O boletim epidemiológico divulgado na última segunda-feira (15) aponta que 27 novos casos de Hepatite A foram registrados em uma semana em Curitiba. A capital do Paraná enfrenta um surto da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

casos de Hepatite A aumentam em Curitiba
Número de mortes não aumentou na capital (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Ao todo, são 401 casos confirmados no boletim do surto de Hepatite de janeiro até o dia 12 de julho de 2024. Além disso, cinco pessoas morreram e um transplante hepático foi realizado em decorrência da doença no município.

Conforme a secretaria, do número total de casos, 289 são homens e 112 mulheres. A maioria dos contaminados são homens de idade entre 20 e 39 anos.

Dos casos confirmados até o momento, 246 pacientes foram internados em leitos hospitalares e 12 precisaram de cuidados intensivos em UTI.

O que é Hepatite A?

Conforme o órgão de saúde, a Hepatite A é uma doença infectocontagiosa transmitida aos seres humanos por fezes contaminadas. Mesmo após se curar, a pessoa que foi contaminada continua eliminando o vírus nas fezes por até 150 dias.

De acordo com SMS, a doença é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por relação sexual desprotegida. A transmissão se dá por meio do compartilhamento de objetos, mãos contaminadas ou sexo anal/oral entre uma pessoa que adoeceu pelo vírus A da hepatite e outra saudável. A contaminação acontece pelo contato de fezes com a boca.

Prevenção

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, é possível prevenir a doença com cuidados de higiene.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.