A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para adultos, exclusivos para a covid-19, do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina, no noroeste do Paraná, está em 116% nesta terça-feira (30). Já nas enfermarias exclusivas para covid-19 a taxa de ocupação dos leitos de internação é de 110%.
De acordo com a diretoria da instituição de saúde, devido a lotação, existem pacientes positivados para covid-19 estão internados em leitos de UTI e de enfermaria não exclusivos para Infecção Humana pelo novo coronavírus. O que pode comprometer a capacidade de atender pessoas que chegam ao hospital vítimas de acidentes ou outras urgências.
Além disso, 71 pacientes aguardam uma vaga de UTI adulto no HU de Londrina nesta terça-feira.
Em nota, o HU de Londrina solicitou que a população não procure atendimento diretamente no pronto socorro do hospital. “Reiteramos o apelo à população para que não haja Procura Direta por atendimento no Pronto Socorro do hospital, tendo em vista garantir que todos os pacientes que cheguem ao serviço recebam atendimento seguro, por meio de um fluxo organizado e regulado pelos organismos competentes”, diz parte do comunicado.
Conforme a superintendência do HU, todos os leitos exclusivos para covid-19 da unidade, sendo 96 de enfermaria, 66 UTI adulto e 14 de UTI pediátrica, estão funcionando em sua totalidade. A ocupação das UTIs pediátricas está em 7%.
