A Prefeitura de Toledo publicou na noite desta quarta-feira (3) uma carta aberta à população para esclarecer a situação do sistema de saúde da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o município chegou ao limite e não possui mais estrutura para atender pacientes graves de covid-19.

“No início da noite desta quarta-feira (03) ocorreu a intubação orotraqueal de mais dois pacientes que se encontram no Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital), totalizando assim 11 pacientes intubados e contando com apoio de aparelhos. Isto significa o esgotamento de toda capacidade de atendimento a pacientes graves de Covid-19”, escreveu a Prefeitura.

Sem leitos e equipamentos para atendimentos graves, a Prefeitura de Toledo fez um apelo à população. “Mais do que nunca se faz necessária a prevenção. Renovamos o apelo à nossa sociedade e a nossa gratidão àqueles que têm redobrado os cuidados para com o outro nas mais diferentes frentes”, publicou.

Além disso, as autoridades destacaram o esforço realizado pelos profissionais de saúde. “Temos profissionais extenuados, angustiados e sofrendo com esta situação e este é o sentimento de todos nós desta Secretaria. Seguimos com os esforços para ampliar a capacidade de atendimento no PAM”, relatou a Prefeitura.

Coronavírus no Oeste

A situação é dramática também na cidade vizinha a Toledo, Cascavel. Nesta quinta-feira (4) as filas para vacinação em Cascavel aumentaram após o anúncio de seis mil doses extras da vacina. 

O novo lote contendo 7.360 doses chegou em Cascavel na tarde de quarta-feira (3). Na tarde de hoje, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, fará uma visita a cidade paranaense para acompanhar a situação.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 730 pessoas estão aguardando um leito para internação. Somente na região oeste são 186 pacientes.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.