Com o noticiário acompanhando a luta do ator Paulo Gustavo contra a Covid-19, os brasileiros foram apresentados com detalhes à técnica do pulmão artificial ou Ecmo. Em Maringá, três pacientes foram submetidos ao tratamento e o resultado foi positivo.

Victor Scarafiz Martins, de 19 anos, é um dos pacientes que foram salvos pelo procedimento. O jovem ficou mais de 30 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) lutando contra o coronavírus. Ele estava usando o equipamento Ecmo, que faz o trabalho equivalente ao do pulmão. Agora ele está em casa e já consegue ter uma rotina quase normal. “Eu me sinto bem. Não posso fazer atividades físicas, pois estou de repouso. Consigo andar normalmente pela casa”, conta.

O pulmão artificial é utilizado nos principais hospitais do mundo. Em Maringá, o aparelho está em um hospital da Zona 4. De acordo com a mãe de Victor, Franceslaine Aparecida Scarafiz, o filho não estava reagindo ao tratamento, e o equipamento foi essencial para salvá-lo. “Foi um milagre ter esse aparelho como uma alternativa. O pulmão dele estava muito afetado pela doença. Felizmente, deu tudo certo!”, relata a mãe.

O tratamento com o pulmão artificial não é barato. Utilizar essa tecnologia como tratamento contra a Covid-19 pode custar mais de R$ 20 mil por dia. No caso do jovem maringaense, o serviço foi custeado pelo plano de saúde.

De acordo com Jair Biatto, coordenador da UTI do hospital onde Victor ficou internado, o tratamento foi um sucesso. Segundo o médico, o jovem paciente passou pelo mesmo tratamento a que o ator Paulo Gustavo foi submetido. Ele está internado há mais de 30 dias em um hospital do Rio de Janeiro.

“O Victor foi primeiro paciente que optamos pelo uso do pulmão artificial. Era um paciente jovem e tinha toda indicação técnica para fazer. Foi fundamental a instalação rápida, a intubação dele e vinda para o hospital também”,

explica o coordenador da UTI.

Para quem conseguiu sair da UTI graças à tecnologia, fica a gratidão. “Agradeço todos os médicos e enfermeiros que cuidaram de mim. Foram anjos na minha vida. Foi milagre em cima de milagre”, agradece Victor.

Assista ao vídeo:

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.