Por 12 votos a 5, a Câmara de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, aprovou em primeira discussão o Projeto de Lei 035/2021, que prevê a distribuição por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) de medicamentos para o tratamento precoce da covid-19. A votação do chamado ‘Kit-Covid’ foi realizada na tarde desta quarta-feira (14).

Apesar de não ter comprovação científica e não ser recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 12 vereadores de Ponta Grossa votaram a favor do SUS disponibilizar medicamentos. De acordo com o portal aRede, entre os políticos que votaram a favor está Felipe Passos (PSDB), que declarou que fizeram uma “demonização do projeto”.

Já Leandro Bianco (Republicanos), citou que muitas pessoas estão morrendo e que o tratamento “tem, sim, comprovação científica”, citando a cidade catarinense de Chapecó.

Votos dos vereadores

Confira abaixo a lista de vereadores que votaram a favor e contra o Projeto de Lei do Kit Covid, segundo informações do portal aRede:

  • Favoráveis: Adriana Jamier da Silva (SD); Daniel Anderson Fraccaro (PSD); Divonsir Pereira Antunes (PSD); Edelmar Pimentel (PSB); Ezequiel Marcos Ferreira Bueno (Avante); Felipe Ramon dos Passos (PSDB); Filipe Chociai (PV); Jairton Nicoluzzi (DEM); Jose Carlos Sahagoff Raad (PSL); Leandro Bianco (Republicanos); Leonilton Antonio Carneiro (PV); e Paulo Roberto Balansin (PSD).
  • Contrários: Geraldo Stocco Filho (PSB); Izaías Salustiano (PSB); Joceméuri Corá Canto (PSC); Josiane Schade Kieras (PSOL); e Julio Francisco Schimanski Kuller (MDB).

Os vereadores Erick Camargo (PSDB) e Walter José de Souza (PRTB) não estavam presentes na sessão.

Covid-19 em Ponta Grossa

Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), atualizados nesta quarta-feira (14), mostram que Ponta Grossa já registrou 29.330 casos da covid-19 e 700 moradores morreram.