Plantar em casa tem se tornado um hábito dos brasileiros, uma ótima opção para quem busca cuidar da saúde. Através do cultivo da unha-de-gato, cidadãos que sofrem com dores nas articulações têm a chance de usufruírem de um remédio natural eficiente, econômico e natural; veja como plantar e colher a unha-de-gato.

Unha-de-gato
O nome da planta vem do formato de seus espinhos curvos, semelhantes a garras de gato (Foto: reprodução/ A planta da vez)

Planta trepadeira originária da Amazônia e de outras florestas tropicais da América do Sul, ela é conhecida pelas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. A unha-de-gato pode ser cultivada em um quintal, jardim ou até mesmo em vasos, aproveitando todos os seus benefícios terapêuticos.

Por estudos científicos, foi revelado que a espécie reúne compostos ativos como alcaloides, glicosídeos e flavonoides, que auxiliam na redução de inflamações crônicas, dores nas articulares e até sintomas da artrite reumatoide. Sendo apontada como um potente modulador do sistema imunológico.

Como plantar a unha-de-gato

Qual o melhor local?

É essencial compreender que a unha-de-gato necessita estar em um ambiente com clima quente e úmido, semelhante ao de florestas tropicais. Dessa maneira, é ideal cultivá-la em regiões de clima tropical ou subtropical. Mesmo com esses fatores, é possível plantá-la em estufas ou vasos em outras regiões do Brasil (com cuidado).

Preparo do solo

  1. Escolha um local bem drenado – Evite solos encharcados;
  2. Adicione matéria orgânica – Misture húmus de minhoca ou composto orgânico ao solo;
  3. Corrija o pH – O ideal é um solo com pH entre 5,5 e 6,5;
  4. Revolva bem a terra – Isso melhora a aeração e facilita o crescimento das raízes.

Caso o cultivo seja em um vaso, utilize um recipiente de pelo menos 30 cm de profundidade, e prepare a mesma mistura.

Cultivo de muda ou semente

A tradicional forma de plantar a unha-de-gato é através das mudas, visto que elas têm uma garantia maior. Elas podem ser compradas em viveiros especializados em plantas medicinais ou fitoterápicas.

Já no caso das sementes, plante em sementeiras e mantenha a umidade constante até a germinação, lembrando que o tempo pode ser extenso. Para transportá-las para o local definitivo, é necessário que estejam com cerca de 10 a 15 cm.

Fique atento aos cuidados!

  • Rega regular: umedeça regularmente o solo, sem encharcar;
  • Adubação a cada 2 meses: acrescente adubo orgânico, como esterco curtido ou compostagem doméstica;
  • Podas de condução: use tutores e realize podas leves para direcionar seu crescimento;
  • Controle de pragas: caso atacadas, use soluções naturais como Óleo de Neem para controle.

Colheita

Após o plantio, a colheita da unha-de-gato é iniciada normalmente no segundo ano. Período no qual planta já apresenta boa maturidade. O uso medicinal é apenas das cascas do caule e das raízes (colha com moderação).

Como utilizá-la como remédio para dores nas articulações

Quando colhida, a casca da unha-de-gato precisa ser seca em um local arejado e à sombra. Após a secagem, a planta poderá ser utilizada em diversificadas formas:

  • Chás ou infusões: adicione uma colher de sopa da casca seca em 1 litro de água, ferva por 10 minutos e consuma ao longo do dia;
  • Tinturas ou extratos: produzidos em casa com álcool de cereais e a planta seca;

Antes do uso, consulte um profissional de saúde!

Contradições unha-de-gato

  • Gestantes e lactantes;
  • Pessoas com doenças autoimunes graves;
  • Pacientes que utilizam imunossupressores;
  • Pessoas com histórico de transplantes;

*Com supervisão de Guilherme Becker

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Alana de Abreu

Estagiária de jornalismo

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.