A direção do Hospital Bom Jesus, em Toledo, decidiu que não há como administrar sozinho todos os leitos de UTI Neo Natal.  A decisão foi tomada em uma reunião realizada nesta segunda-feira (25).

O hospital conta com 12 leitos de UTI Neo, mas somente seis deles são credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dois leitos podem receber tanto pacientes do SUS como de convênios e outros dois leitos são destinados aos pacientes particulares. O hospital tenta conseguir o credenciamento de mais dois leitos para pacientes do SUS, pois os outros dois disponíveis não poderão ser utilizados pelo limite máximo de 10 unidades de UTI Neo, determinado por uma norma da vigilância sanitária.

Outros 10 leitos de UTI Geral, destinados ao SUS, e que deveriam ter começado a funcionar nesta segunda-feira (25) não têm sido utilizados. O espaço não foi liberado pela Vigilância Sanitária que exige que o hospital apresente um projeto com melhorias na estrutura. A nova Unidade de Terapia Intensiva chegou a ser inaugurada há 30 dias, com investimento de R$ 1 milhão do governo estadual na compra de equipamentos.

Na manhã desta terça-feira (26), membros da frente parlamentar da saúde conheceram o espaço e exigiram que o hospital libere a UTI o mais rápido possível.

A direção do hospital precisa construir uma nova ala para instalar os dois leitos de UTI Neo Natal e contratar mais uma equipe médica. No entanto, no momento a proposta foi considerada inviável pela pelos gestores.

O hospital Bom Jesus de Toledo é uma referência em atendimentos de alta complexidade e atende a população de 18 municípios da região.