A Johnson & Johnson anunciou, nesta quarta-feira (23), que a terceira fase de testes de sua candidata à vacina contra a Covid-19, chamada de Ad26.COV2.S, irá iniciar no Brasil na primeira semana de outubro. Os experimentos em humanos irão ocorrer em vários estados brasileiros, entre eles, o Paraná.
Conforme a Janssen, da Johnson & Johnson, os resultados das primeiras fases de testes da vacina contra a covid-19 demonstraram perfil favorável de segurança e de geração de resposta imunológica após uma única dose.
A expectativa é de que a empresa possa fornecer um bilhão de doses da vacina em todo o mundo por um preço acessível e sem fins lucrativos para uso durante a pandemia. Caso os testes em humanos tenham resultados positivos, o primeiro lote para uso emergencial deverá chegar ao mercado no início de 2021.
A Janssen desenvolveu a recém-aprovada vacina contra o Ebola e também trabalha para elaborar vacinas contra o Zika, o vírus sincicial respiratório (VSR) e o HIV.
Testes da vacina contra a covid-19 da Janssen
De acordo com a empresa, o estudo será conduzido em oito países com 60 mil adultos com idades acima de 18 anos, incluindo uma parcela significativa de voluntários com mais de 60 anos. No Brasil, serão aproximadamente 7 mil voluntários em 28 Centros de Pesquisa.
Veja os estados brasileiros que irão testar a vacina contra à covid-19 da Johnson & Johnson:
- Paraná
- São Paulo
- Bahia
- Distrito Federal
- Rio de Janeiro
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina