A vacina da gripe protege contra o novo coronavírus? Será que isso é verdade? Confira.
Quais são os vírus que a vacina da gripe protege?
Até março de 2019 (quse 4 meses após a descoberta), ainda não existe uma vacina totalmente eficaz contra o Sars-CoV-2, um vírus pertencente à família coronavírus. A vacina da gripe protege contra alguns tipos de vírus da família influenza. Existem duas fórmulas que podem ser encontradas facilmente nos postos e clínicas de vacinação: a trivalente e quadrivalente.
A vacina trivalente protege contra 3 tipos de vírus influenza:
- H1N1
- H3N2
- influenza do tipo B Victoria.
- já a fórmula quadrivalente agrega mais um tipo de vírus além dos já citados aqui: o tipo B Yamagata.
Como a vacinda da Influenza pode ajudar em meio a doença Covid-19?
Mas afinal, se a vacina da gripe protege apenas contra vírus influenza, como ela pode ajudar com a Covid-19?
Evitar aglomeração nos hospitais
O primeiro ponto é que com a população vacinada contra outros tipos de vírus com sintomas parecidos com Covid-19, o fluxo de pessoas nos hospitais é reduzido, evitando aglomeração e uma maior contaminação.
Ajudar no diagnóstico de coronavirus
Durante o diagnóstico de Covid-19, as pessoas vacinadas contra a gripe têm menos chances de estarem com H1N1 ou outros vírus da família influenza. Isso ajuda a definir um diagnóstico mais rápido e preciso da doença.
Evitar a queda de imunidade
Quando uma pessoa está se recuperando de uma gripe comum por exemplo, é normal que a sua imunidade esteja mais baixa do que o normal. Um sistema imunológico fraco aumenta as chances de contrair coronavírus. Evitando as gripes influenzas, é possível reduzir as chances de ser infectado pelo Covid-19.
