A vacinação contra o novo coronavírus pode já estar surtindo efeito positivo. Uma análise prévia da Secretaria Estadual de Saúde mostra uma redução no percentual de óbitos em decorrência da covid-19 em pessoas com 70 anos ou mais entre janeiro e abril deste ano, em comparação com os quatro meses anteriores.
O estudo leva em consideração os Boletins Epidemiológicos da Secretaria estadual da Saúde publicados no dia 20 de janeiro, data em que foi iniciada a campanha de vacinação contra a covid-19 na maioria dos municípios do Estado, e 9 de maio, quando a maior parte do público com mais de 70 anos completou o cronograma vacinal, com a aplicação da segunda dose do imunizante.
A análise ainda mostra que a média de óbitos no período diminuiu, além dos surtos da doença em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e o número de pessoas internadas por conta do novo coronavírus.
Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, setor da Secretaria da Saúde responsável pelo levantamento, acredita que outros fatores podem ter contribuído com os resultados obtidos no estudo, além da vacinação. Ela ressalta a experiência das equipes em tratar casos graves, diferentes ações junto às ILPIs e outras medidas sanitárias adotadas para enfrentamento da covid-19 no Estado.
“Esperamos que, com estudos mais aprofundados, esses resultados se confirmem e sejam ampliados futuramente”,
afirma a diretora
Goretti ainda ressalta que a vacinação de idosos pode interferir, inclusive, na diminuição da idade média dos óbitos por covid-19 neste ano.
A análise apontou, ainda, a redução de 58% nos surtos de covid-19 em ILPIs no período. Conforme o primeiro boletim, o estado tinha registrado 100 surtos nessas entidades, número que passou para 42 no quadrimestre seguinte. O Paraná conta com aproximadamente 420 ILPIs em funcionamento, segundo levantamento da Secretaria.
Segundo o Vacinômetro, 84,4% desse público recebeu as duas doses da vacina. A aplicação de vacinas nesse grupo ainda continua, devido à rotatividade de profissionais e residentes que trabalham nestas entidades.