A vacina contra o novo coronavírus em spray tem apresentado resultados satisfatórios nos testes realizados pelos pesquisadores da Universidade do Alabama em Birmingham, nos Estados Unidos. O projeto é da biofarmacêutica Altimmune Inc.

Segundo os novos dados, uma única dose da vacina, chamada de AdCOVID, apresentou uma imunidade esterilizante nos pulmões de animais vacinados.

“Nenhum tipo de vírus infeccioso pode ser detectado nos pulmões de animais vacinados com o AdCOVID”, diz Scot Roberts, diretor científico da Altimmune. “Esses dados sugerem que a vacinação com uma única dose intranasal com o AdCOVID pode oferecer imunidade esterilizante que neutraliza o vírus infeccioso, o que parece ser a melhor forma de bloquear a transmissão viral”, completa.

Outra vantagem do imunizante é que não precisa de refrigeração e é aplicado forma de spray nasal uma única vez. Segundo o Neoradar, a sua ação é de estimular a imunidade da mucosa no revestimento do nariz e dos pulmões, o que protege o indivíduo não só de gerar infecções como também de transmitir o vírus

“Bloquear a transmissão é crucial para prevenir a propagação do vírus e também o surgimento de novas variantes, o que pode prolongar a pandemia”, diz Roberts.

No Brasil, um imunizante nasal contra a doença deve ser testado através de um estudo conduzido por professores da USP e da UFMG, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).