O governador Carlos Massa Ratinho Junior declarou, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (11), que a vacinação contra a covid-19 no Paraná deve iniciar em março do próximo ano. 

“Nós temos na realidade hoje uma vacina no mundo, que é a Pfizer, que terminou sua fase três, e que está em conversa com o governo federal para disponibilizar um volume de doses. A princípio, a informação que nós temos é de cerca de 8 milhões de doses até o final de janeiro para começar a vacinar os profissionais de saúde e os idosos. Nós temos que trabalhar com cronograma: nós acreditamos que a partir de março vai começar a ter volume suficiente para vacinar uma boa parte da população do Brasil, e se enquadra o nosso estado, para poder atender em especial as pessoas mais vulneráveis”, disse o governador do Paraná. 

Ratinho Junior ressaltou que o Paraná pretende oferecer a vacina contra a covid-19 “comprovadamente eficaz e com autorização dos órgãos responsáveis” para toda a população.

“Não vamos fazer da vacina um programa eleitoral. Estamos tratando de forma técnica e científica para dar o melhor resultado para a população. Tratamos a pandemia desde o começo com decisões técnicas”, disse.

Paraná se prepara para vacinação contra a covid-19

Durante a entrevista, o governador citou as estratégias já estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para se preparar para a vacinação no estado. Entre elas estão: 

  • a aquisição de 11 milhões de seringas;
  • a abertura de registro de preço para aquisição de mais 16 milhões de seringas; 
  • a contratação de mais de 200 câmaras frias e quatro contêineres de 40 pés para armazenamento;
  • preparação de 1.850 salas de vacinações já existentes em parceria com os municípios
  • uma licitação de R$ 22 milhões para comprar mais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Estamos organizados em termos logísticos e de equipamentos, com agulhas, seringas, câmaras frias e profissionais. E torcendo para que a vacina ou as vacinas venham o quanto antes, independente da bandeira e da origem. Olhamos em cima de uma metodologia. É o compromisso do Governo do Paraná”, frisou Ratinho Junior. 

Assista parte da coletiva do governador: