Profissionais da educação com 59 anos de idade serão vacinados contra a covid-19 a partir desta quinta-feira (13) em Maringá, conforme a Secretaria Municipal de Saúde. Será o início da imunização para um novo grupo prioritário, dos profissionais que atuam na rede básica de ensino, contemplando escolas municipais, estaduais e particulares da cidade.

A rede básica de ensino é composta pela educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e educação de jovens e adultos. As idades serão ampliadas conforme chegarem novos lotes de vacinas da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.

Ainda não há um balanço contabilizando o total de pessoas que serão imunizadas e que atuam na rede básica de educação. A Prefeitura de Maringá aguarda os números da rede particular de ensino para divulgar o número total de imunizados contra a covid-19 nesta fase.

Neste primeiro momento, a Secretaria de Saúde recebeu 1.290 doses para a imunização de professores e demais profissionais da educação, por conta do novo lote de vacinas recebidos pela 15ª Regional da Saúde e distribuídas nesta quarta-feira (12).

A imunização será, exclusivamente, na Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 17h, para professores e demais trabalhadores com 59 anos.

A vacinação para este novo grupo segue orientação de nota técnica enviada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). 

Para receber a vacina, os trabalhadores precisam comprovar vínculo com a instituição de ensino, por meio de carta de declaração de vínculo cedida pela própria instituição onde atuam. O documento ficará retido na Secretaria de Saúde no ato da vacinação.