
Com o aumento da procura pela vacina contra a febre amarela, a Prefeitura adotou um cronograma de vacinação aos sábados pela manhã em algumas unidades de saúde curitibanas
Com o aumento da procura pela vacina contra a febre amarela, a Prefeitura adotou um cronograma de vacinação aos sábados pela manhã em algumas unidades de saúde curitibanas.
Unidades de saúde
As Unidades de Saúde Vila Guaíra (Guaíra), João Cândido (Bairro Novo) e São José (CIC) abrem o calendário neste sábado (2). “Fizemos essa programação para aquelas pessoas que não conseguem ir às unidades de segunda a sexta-feira”, explica o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides de Oliveira.
A vacinação aos sábados ocorrerá nos dias 2, 9, 16 e 23 de fevereiro e 9 e 16 de março. Já de segunda a sexta-feira, continua a oferta da imunização nas 110 unidades
Balanço de vacinações
Desde a última segunda-feira (28), foram aplicadas 27.054 doses da vacina contra a febre amarela na rede pública de Curitiba. O número é grande na comparação com todo o mês de janeiro, quando foram aplicadas 54.843 doses. Em janeiro de 2018, foram 34.040 doses.
Indicação da vacina
A vacina é indicada para quem tem de nove meses a 59 anos de idade. Quem já tomou esta vacina uma vez na vida não precisa refazer.
Se a pessoa não tomou a vacina ou se não tem certeza, pode verificar se há registro na carteira vacinal fazendo um pré-cadastro no Aplicativo Saúde Já ou procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e se imunizar.
Pessoas acima de 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando precisam de prescrição médica para tomar a vacina. Ela é contraindicada para pessoas com sistema imunológico enfraquecido, com histórico de reação alérgica grave ou doença febril aguda.