A presença de profissionais de educação física animando o Litoral paranaense durante a temporada já é tradição. Entretanto, neste ano, o foco do trabalho não é apenas divertir os veranistas. Em meio a pandemia, o objetivo do projeto Verão Consciente do governo do Paraná é orientar a população sobre medidas de prevenção ao coronavírus.
Divididos em sete pontos do Litoral paranaense, 200 acadêmicos de Educação Física e Enfermagem percorrem a faixa de areia espalhando informação sobre como prevenir a doença. As equipes estão em Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema, Shangrilá e Ilha do Mel.

Além de orientar os banhistas, equipes do Verão Consciente também estão percorrendo áreas do Litoral mais distantes da faixa de areia. “A palavra de ordem é bom senso, por isso a opção de realizar um Verão Consciente. Vamos trabalhar na prevenção, educação e orientação, contando sempre com a empatia das pessoas”, destacou o superintendente-geral da Paraná Esporte, Helio Wirbiski.
Alegria e prevenção no Litoral
Quem conhece o Litoral do Estado durante a temporada provavelmente já está acostumado com o programa do governo. Com a pandemia, neste ano não estão sendo realizadas as aulas em palcos e atividades com aglomeração. Porém, os acadêmicos continuam levando alegria aos veranistas.

Respeitando o distanciamento social, os profissionais organizam aulas de alongamento para pequenos grupos, caminhadas pela manhã e brincadeiras, principalmente com crianças. Além disso, os pequenos ganham uma atenção especial com atividades lúdicas que orientam sobre como lavar a mão adequadamente, a importância do uso de máscara e como prevenir a infecção.
Com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, os acadêmicos estarão diariamente nas praias paranaenses até o final de janeiro para reforçar para as pessoas a importância do distanciamento, do uso de máscaras, do álcool em gel e da higiene pessoal.
