Um vídeo de um grupo de amigos imitando o meme do caixão, que ficou conhecido depois de um funeral com africanos, acabou ganhando repercussão na internet e virou caso de polícia. A situação aconteceu em Imbituva, nos Campos Gerais do Paraná, no final de semana.
Nas imagens, o vereador Danilo Paes do Nascimento, 41 anos, conhecido como Toto, aparece dançando e segurando um banco simulando um caixão. O grupo reproduz a mesma dança, com a mesma música usada pelos africanos.
A Polícia Civil passou a investigar a situação, pois suspeita de que o vídeo tenha sido feito durante uma festa clandestina. “Esse vídeo circulou nas redes sociais, eu mesmo recebi. Iniciamos um procedimento para saber o que de fato aconteceu na chácara em questão”, conta o delegado Luiz Gustavo Timossi ao portal A Rede.
Segundo o delegado, as investigações estão no começo, mas algumas pessoas já foram ouvidas. O vereador, que aparece no vídeo, deve ser intimado também. A chácara onde a suposta festa aconteceu já havia sido multada por crime ambiental e notificada por causa de outras festas.
Vereador nega festa e diz que não zombou de mortes pelo coronavírus
Ao RIC Mais, o vereador Toto disse que não era uma festa, mas sim um almoço familiar. “Era um almoço, apenas. Não era bagunça, nem aglomeração. Estávamos respeitando o decreto, então não tinha mais que dez pessoas no almoço. Apareço sem máscara, mas porque estava bebendo e comendo”, disse.
Sobre o vídeo, Toto disse que em momento algum teve a intenção de zombar das mortes pelo coronavírus. “Tocou a música, um amigo meu pegou um banco e começamos a imitar o vídeo. Filmaram, mas morreu o assunto“.
Toto disse que sabia que o momento tinha sido filmado, mas por não ter maldade, não se importou. “Em momento nenhum a gente debocha da morte ou do coronavírus. Jamais faríamos isso pensando por este lado. Por ser momento político, aproveitaram do momento para dizer que estávamos debochando do coronavírus”.
Para Toto, que atualmente é vereador e presidente da câmara de Imbituva, o vídeo foi usado por causa do momento político. Isso porque ele é pré-candidato a vereador de novo. “Acredito 100% que possa ser um ataque político. Usaram o vídeo de má fé”, desabafou.
Meme do caixão
Durante a pandemia do novo coronavírus, Benjamin Aidoo, líder do grupo de Gana que ganhou o mundo com o meme, postou um recado em suas redes sociais. “Olá a todos! Gostaríamos de agradecer a todos os médicos do mundo“, afirmou, rodeado por seus colegas, todos usando máscaras enquanto batiam palmas.
Na sequência, Benjamin fez um apelo inusitado, pregando o isolamento social: “Eu lembro a você: fique em casa ou então dance conosco” Assista ao vídeo em que os dançarinos do ‘meme do caixão’ dão o recado:
A música que fez sucesso ao embalar os vídeos com o ‘meme do caixão’ é Astronomia, do artista russo Tony Igy. Na maior parte dos casos, a versão utilizada é um remix da dupla holandesa de música eletrônica Vicetone.