Envelhecer pode assustar muita gente, mas a verdade é que possível passar dos 60 anos com qualidade de vida e muita vitalidade. Para conquistar isso, o ideal é investir em lazer, alimentação equilibrada e atividade física. Dentre os exercícios mais benéficos para a faixa etária, a yoga é um dos que mais favorece o bom envelhecimento.

O melhor de tudo é que os benefícios da yoga podem ser sentidos em qualquer idade. Além disso, é recomendada para qualquer tipo físico e nível de experiência, ou seja: não tem desculpa para não começar hoje mesmo. Veja abaixo as principais vantagens de praticar yoga e o que ela pode trazer para quem está na terceira idade.

Yoga fortalece músculos e ossos

Entre os problemas que os idosos enfrentam estão o enfraquecimento dos músculos e a osteoporose, condição que torna os ossos frágeis e suscetíveis a fraturas. Para diminuir os riscos, a yoga pode ser coadjuvante no tratamento.

Isso porque o exercício é isométrico e trabalha os grupos musculares, fazendo com que eles criem força ao longo do tempo e aumentando a resistência. A yoga ainda é uma atividade de baixo impacto, ou seja, os riscos de lesões são menores do que em outras atividades físicas.

Previne quedas

Por ser bastante versátil, a yoga trabalha o corpo inteiro e contribui para que os idosos recuperem ou melhorem seu equilíbrio, diminuindo o risco de quedas. Há, inclusive, exercícios específicos para os olhos, que ajudam a manter a retina e promovem uma melhor percepção dos ambientes.

A flexibilidade exigida pela atividade ainda consegue fortalecer o arco do pé, fazendo com que a pessoa tenha uma melhor sustentação e mais segurança ao caminhar ou correr. Outra vantagem é a correção da postura, que ainda pode melhorar o estado das articulações.

Diminui a ansiedade e a pressão arterial

O relaxamento e o bem-estar promovidos pela yoga podem ajudar o idoso a combater o estresse, a ansiedade e a depressão. A sensação de prazer e plenitude podem interferir positivamente na pressão arterial do aluno, diminuindo também os níveis de cortisol e adrenalina.

Por conta disso, os benefícios da yoga podem ser sentidos em pessoas de todas as idades já a atividade é indicada para todos os tipos de pessoas e não exige prévio conhecimento. Ao longo do tempo, com os treinos, a pessoa vai adquirindo mais flexibilidade e consegue avançar nas posições e exercícios.

Melhora a concentração

Os exercícios de meditação e respiração que compõem as atividades de yoga, melhoram os níveis de estresse, contribuem para que a capacidade de concentração aumente e fortaleça todo o sistema cognitivo da pessoa que se dedica à prática.

O resultado é uma pessoa que chega à terceira idade com muito mais segurança, saúde e qualidade de vida. Importante lembrar que as atividades físicas são importantes figuras no combate à depressão que pode surgir nesta etapa da vida.