O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (26), que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da vacina nacional contra a dengue (Butantan-DV), produzida pelo Instituto Butantan.

A programação do Ministério da Saúde é que a vacina nacional contra a dengue possa ser aplicada em apenas uma dose, a partir de 2026, no Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o Brasil.
O Instituto Butantan apontou que conta com mais de 1 milhão de doses da vacina prontas para distribuição e que até o início do próximo ano esse número subirá para 30 milhões.
A vacina poderá ser aplicada entre pessoas de 12 a 59 anos de idade, embora seja possível ampliar a faixa essa faixa etária, caso haja novos estudos apresentados pela fabricante e aceitos pela Anvisa.
O imunizante Butantan-DV é o primeiro do mundo a combater a dengue com apenas uma dose. Ele foi desenvolvido pelo Instituto do Butantan a partir de uma parceria articulada pelo Ministério da Saúde com a empresa chinesa WuXi Vaccines.
A vacina utiliza a tecnologia de vírus vivo atenuado, segura e já utilizada em outros imunizantes em uso no Brasil e no mundo, como a tríplice viral, febre amarela, poliomielite e algumas da gripe.
A Butantan-DV apresentou uma eficácia global de 74,7% contra dengue sintomática na população de 12 a 59 anos. Isso significa que, em 74% dos casos, a doença foi evitada por conta da vacina.
*com informações da Agência Brasil
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.