Alef Manga decide, e Coritiba vence o Athletico por 2 a 1, no primeiro Athletiba da semifinal
Na noite desta quarta-feira (23), Athletico e Coritiba realizaram o clássico Athletiba, na Arena da Baixada, pela partida de ida da semifinal do Campeonato Paranaense.
Foi um jogo com todos os ingredientes possíveis de um clássico. Muita disposição, intensidade, chances de gol… e gols! Melhor para o Coxa, que contou com o brilho de Alef Manga, que marcou duas vezes e foi o herói do triunfo por 2 a 1 na casa do maior rival. David Terans descontou para o Furacão, que frustrou os torcedores presentes na Arena da Baixada.
O resultado quebra tabus do Coritiba diante do Athletico, que vinha se seis jogos sem perder no Athletiba. A última vitória diante do Coxa havia sido em 2020, enquanto o último triunfo na Arena da Baixada havia ocorrido em 2019.
Mas, além disso, com a vitória desta noite, o Verdão tem a vantagem de jogar pelo empate, no Athletiba da volta, domingo (27), às 16h, no Couto Pereira, para carimbar a vaga na final do Campeonato Paranaense. Ao Rubro-Negro, resta vencer por dois ou mais gols de diferença. Caso triunfe por apenas um, a decisão vai para às penalidades máximas.
- Leia também: https://ric.com.br/futebol/parana-clube-acerta-com-os-dois-primeiros-reforcos-para-a-serie-d/
ATHLETICO 1 X 2 CORITIBA
O Athletiba começou bastante movimentado, com as duas equipes mostrando muita disposição e intensidade. Na primeira grande chance do jogo, o Coritiba abriu o placar. Aos dez minutos, Santos saiu jogando errado o tiro de meta. Após roubada de bola do Coxa e rápida troca de passes, a bola sobrou para Alef Manga, que chutou rasteiro. A bola passou por baixo das pernas do goleiro athleticano e morreu no fundo das redes.
No entanto, a resposta do Athletico foi rápida, e o Furacão não demorou a empatar. Aos 14, Jader cruzou para Pablo, que dividiu com Henrique. A bola sobrou para David Terans, sozinho, fuzilar para o fundo das redes de Alex Muralha. A bola também passou por baixo das pernas do arqueiro coxa-branca.
O Athletiba continuou bastante movimentado, mas com pouco menos de intensidade. Apesar disso, o Coritiba teve boas oportunidades com Igor Paixão e Thonny Anderson, mas Santos conseguiu se redimir da falha no gol e salvou o Athletico.
Porém, em nova falha defensiva, o Furacão viu o Coxa marcar o segundo. Aos 43, Alex Muralha bateu falta de longe, Alef Manga ganhou a disputa de Thiago Heleno e bateu forte, na saída de Santos, marcando seu segundo gol no Athletiba e dando a vantagem parcial ao Verdão.
O segundo tempo do Athletiba começou sem grandes emoções. Precisando reverter o placar, o técnico Alberto Valentim promoveu a entrada de Rômulo na vaga de Jader. O atacante apareceu bem, e tentou empatar o jogo em chutes de longe, assim como David Terans.
O Coritiba, por sua vez, abdicou de jogar, mas conseguia controlar o ímpeto do adversário. O técnico Gustavo Morínigo também efetuou todas as alterações possíveis, mas o Coxa não ampliou o marcador. O destaque do final da partida foi a expulsão de Alberto Valentim, por reclamação e invasão ao gramado, e não poderá comandar o Furacão no jogo de volta. Sem novas emoções, o placar do Athletiba terminou mesmo em 2 a 1 para o Verdão, que sai em vantagem na semifinal.
Ficha Técnica
Campeonato Paranaense
Semifinal – Partida de ida
Athletico: Santos; Dani Bolt (Daniel Cruz 2ºT/27″), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Matheus Fernandes (Pablo Silles 1ºT/37″), Cristian e David Terans; Jader, Davi Araújo e Pablo
Técnico: Alberto Valentim
Gols: Davi Terans (1ºT/14″)
Cartões amarelos: Davi Araújo (1ºT/05″); Matheus Fernandes (1ºT/11″); Pablo Silles (2ºT/43″)
Cartão vermelho: Alberto Valentim (2ºT/37″)
Coritiba: Alex Muralha; Warley (Matheus Alexandre 2ºT/31″), Henrique, Luciano Castán e Egídio; Andrey, Val (Willian Farias 2ºT/31″) e Thonny Anderson (Guilherme Biro 2ºT/26″); Alef Manga (Régis 2ºT/36″), Igor Paixão e Léo Gamalho (Clayton 2ºT/36″)
Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: Alef Manga (1ºT/13″ e 1ºT/43″)
Cartões amarelos: Alex Muralha (1ºT/42″); Clayton (2ºT/42″)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 23/03/2022
Horário: 20h
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Ivan Carlos Bohn (PR)
Quarto árbitro: Adriano Milczvski (PR)