Athletico vence o Juventude de virada e alcança a vice-liderança do Brasileirão
Na noite desta quarta-feira (08), Juventude e Athletico se enfrentaram, no Estádio Alfredo Jaconi, pela 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O Furacão precisou suar, mas conseguiu sair de Caxias do Sul com os três pontos. A equipe não fez um bom primeiro tempo, viu o time da casa abrir o placar e perder várias chances, mas demonstrou garra, principalmente no segundo tempo, e conquistou uma importante vitória, a terceira nos últimos quatro jogos. Pablo, David Terans e Vitor Bueno anotaram os gols do Rubro-Negro, enquanto Jadson fez o tento dos alviverdes.
O resultado, além de manter um tabu de 16 anos sem derrotas para o rival, leva o Athletico a vice-liderança provisória, com 16 pontos. O Furacão aguarda os resultados de Palmeiras, Atlético-MG, Coritiba e São Paulo, para saber em qual posição terminará a rodada. Já o Juventude, permanece na 18ª posição, dentro da zona de rebaixamento, com apenas 10 pontos.
Na próxima rodada, a 11ª da competição, o Juventude vai até a Neo Química Arena, encarar o Corinthians, no sábado (11), às 16h30. Já o Athletico, entra em campo apenas no domingo (12), às 19h, na Arena Castelão, contra o Fortaleza.
Leia também: https://ric.com.br/futebol/torcedores-do-athletico-e-juventude-brigam-antes-da-partida-em-caxias/
JUVENTUDE 1 X 3 ATHLETICO
O Juventude começou melhor a partida, e dominou as ações no início do jogo. Logo aos oito minutos, Vitor Gabriel arriscou de longe, mas Bento defendeu sem problemas. Aos 13, Yuri chegou a a certar o travessão após cobrança de falta, mas a arbitragem assinalou falta e anulou o lance. Aos 20, foi a vez de Rafael Forster parar no goleiro do Athletico.
O Furacão, por sua vez, apresentava muitas dificuldades na partida, e não conseguia criar chances. A primeira finalização só foi ocorrer aos 33, em chute de longe de Pablo, que foi defendido por César.
Melhor em campo, o Juventude conseguiu abrir o placar aos 37 minutos. Em uma falha da defesa. Moraes cobrou lateral para à área, a zaga não cortou e a bola sobrou limpa para Jadson completar para as redes. Aos 46, a equipe da casa teve a chance de ampliar, após cobrança de escanteio, mas Vitor Mendes, livre, finalizou para a fora.
Como quem não faz a toma, o Juventude foi castigado no lance seguinte. Tomás Cuello saiu em contra ataque e encontrou Pablo, que tocou na saída de César, e saiu para o abraço, conseguindo um empate heroico para o Athletico, que foi amplamente dominado no primeiro tempo.
O segundo tempo começou com a equipe da casa pressionando. Aos quatro, Paulo Henrique finalizou rente a trave de Bento. Aos seis, Nico Hernández salvou o chute de Vitor Gabriel quase em cima da linha. O técnico Felipão promoveu a entrada de Léo Cittadini, para tentar mudar o panorama da partida. E a estrela do treinador brilhou.
No primeiro lance do meia em campo, ele serviu David Terans, que driblou a marcação e mandou no canto de César, que nada pôde fazer. Após a virada, o Juventude entrou no modo desespero. O técnico Eduardo Baptista promoveu várias alterações, mas a equipe não conseguiu chegar ao empate.
O Athletico, por sua vez, soube controlar o ímpeto adversário, e ainda foi premiado com o terceiro gol aos 51 minutos. Após belo contra ataque tramado por Marcelo Cirino, Pablo serviu Vitor Bueno, que com o gol aberto, apenas completou para as redes e definiu o placar.
Ficha Técnica
Série A
10ª rodada
Juventude: César; Paulo Henrique (Rômulo 2ºT/16″), Vitor Mendes, Rafael Forster e Moraes Júnior; Jean (Ricardo Bueno 2ºT/23″), Yuri, Jadson (Marlon 2ºT/23″) e Chico (Capixaba 2ºT/16″); Vitor Gabriel, Isidro Pitta (Oscar Ruiz 2ºT/16″)
Técnico: Eduardo Baptista
Gols: Jadson (1ºT/37″)
Cartões amarelos: Jean (1ºT/35″); Rômulo (2ºT/30″)
Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Nico Hernández (Matheus Felipe 2ºT/38″) e Abner Vinícius; Hugo Moura, Matheus Fernandes (Marcelo Cirino 2ºT/30″) e David Terans (Vitor Bueno 2ºT/38″); Pedro Rocha (Léo Cittadini 2ºT/17″), Tomás Cuello (Erick 2ºT/30″) e Pablo
Técnico: Felipão
Gols: Pablo (1ºT/47″); David Terans (2ºT/17″); Vitor Bueno (2ºT/51″)
Cartões amarelos: Pablo (1ºT/19″); Pedro Henrique (2ºT/27″); Bento (2ºT/27″)
Local: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 07/06/2022
Horário: 19h
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
Quarto árbitro: Lucas Guimarães Rechatiko Horn (RS)
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)