Athletico vence Tocantinópolis por 5 a 2, e larga em vantagem na terceira fase da Copa do Brasil
Na noite desta quarta-feira (20), Tocantinópolis e Athletico se enfrentaram, no Estádio Ribeirão, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil.
O Furacão não deu sopa para o azar, fez valer seu favoritismo e largou em ótima vantagem na sua estreia na competição. É verdade que a equipe da casa até chegou a buscar o empate, após estar perdendo por dois a zero, mas o Rubro-Negro contou com atuação inspirada de Marlos e Vitor Bueno, que marcaram duas vezes cada, para definir o placar de 5 a 2. Pablo marcou o outro tento, enquanto Alan Maia e Raí fizeram para o Tocantinópolis.
Com o resultado, o Athletico constrói ótima vantagem para o duelo de volta, podendo perder por até dois gols de diferença, para avançar as oitavas de final. Ao Tocantinópolis, resta vencer por quatro gols ou mais. Caso triunfe por três gols, a decisão vai para os pênaltis, lembrando que não há mais o gol qualificado fora de casa.
Athletico e Tocantinópolis voltam a se enfrentar no dia 10 de maio, às 21h30, desta vez na Arena da Baixada, pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil.
TOCANTINÓPOLIS 2 X 5 ATHLETICO
O primeiro tempo foi bastante disputado, com chances para as duas equipes. O Athletico começou pressionando, e não demorou a abrir o placar. Logo aos nove minutos, Pedro Rocha fez boa jogada e serviu Marlos, que dominou e tocou na saída de Jefferson, marcando o primeiro gol do Furacão na Copa do Brasil 2022.
O Tocantinópolis respondeu aos 15, com Alan Maia, que arriscou de longe. O chute passou perto da meta de Bento. Aos 19, foi a vez de Chico Bala arriscar chute de fora da área, que novamente, foi pela linha de fundo. O Furacão teve a chance de ampliar aos 19, mas Pedro Rocha parou no goleiro adversário. A equipe da casa teve outra chance aos 26. Thiago Bagagem pegou a sobra de bola e finalizou. A bola passou muito perto da trave.
O jogo estava aberto, e as duas equipes tinham espaços para criar jogadas. Em uma dessas, Vitor Bueno teve ótima chance para ampliar a contagem para o Athletico, mas o atacante bateu cruzado, e a bola saiu da direção do gol. Aos 35, porém, não teve jeito, e o Furacão enfim marcou o segundo. Pablo aproveitou a sobra de bola e tocou rasteiro, para o fundo das redes.
O Tocantinópolis não se abateu, e conseguiu descontar o placar aos 40. Após cobrança de falta, Alan Maia ganhou da marcação e cabeceou alto, com força, sem chances para Bento, decretando o resultado parcial na primeira etapa. O gol, porém, teria sido irregular. Segundo a comentarista de arbitragem da transmissão da partida, o atleta da equipe da casa estava impedido. Vale ressaltar que o VAR só será utilizado a partir das oitavas de final.
O Tocantinópolis voltou para a segunda etapa pressionando, e foi premiado com o empate logo aos dois minutos. Lucas Fasson derrubou Bilau dentro da área, e o árbitro Jean Pierre Lima anotou a penalidade. Raí foi para a cobrança e não deu chances para Bento.
O Athletico, porém, acabou com a reação da equipe da casa em três minutos. Aos sete, Vitor Bueno aproveitou escanteio cobrado por Marlos e apenas completou para as redes. Aos nove, Marlos apareceu livre na área e finalizou alto, sem chances para Jefferson, marcando seu segundo gol e o quarto do Furacão na partida.
O Tocantinópolis sentiu o baque, e passou a errar lances e cometer falhas na marcação. Em uma dessas, aos 21, Vitor Bueno marcou o quinto, em lance semelhante ao terceiro gol, após cobrança de escanteio.
Com o placar definido, o técnico Fábio Carille efetuou alterações, para preservar alguns jogadores, devido ao desgaste provocado pela longa viagem e pelo gramado ruim. O comandante athleticano deixou de relacionar nove titulares para o duelo. O Athletico, porém, estava satisfeito com o resultado e apenas esperou o apito final da partida para celebrar o importante triunfo conquistado.
Ficha Técnica
Copa do Brasil
Terceira fase – Jogo de ida
Tocantinópolis: Jefferson; Marcinho (Debu 2ºT/23″), Betão, Wanderson, Chico Bala; Pedro Dias, Thiago Bagagem (Elenilson 2ºT/23″), Rômulo e Raí (Veraldo 1ºT/12″); Alan Maia (Dedé 2ºT/23″) e Jheimy (Bilau 1ºT/24″)
Técnico: Jairo Nascimento
Gols: Alan Maia (1ºT/40″); Raí (2ºT/03″)
Cartões amarelos: Marcinho (1ºT/41″); Raí (1ºT/47″)
Cartão vermelho: Elenilson (2ºT/40″)
Athletico: Bento; Khellven, Lucas Halter, Lucas Fasson, Pedrinho; Christian (Matheus Fernandes 2ºT/15″), Pablo Siles (Hugo Moura 2ºT/32″) e Marlos (Léo Cittadini 2ºT/29″); Pedro Rocha (Tomás Cuello 2ºT/15″), Vitor Bueno (Rômulo 2ºT/25″) e Pablo
Técnico: Fábio Carille
Gols: Marlos (1ºT/09″ e 2ºT/09″); Pablo (1ºT/35″); Vitor Bueno (2ºT/07″ e 2ºT/21″)
Cartões amarelos:
Local: Estádio Ribeirão, em Tocantinópolis (TO)
Data: 20/04/2022
Horário: 19h
Árbitro: Jean Pierre Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RP) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
Quarto árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)