Conheça os possíveis adversários dos clubes paranaenses na Copa do Brasil 2022
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgou, nesta segunda-feira (10), os critérios para o sorteio da Copa do Brasil 2022, que será realizado no próximo dia 17 de janeiro, às 13h, na sede da instituição. Com isso, os sete clubes paranaenses que disputarão a competição, já conhecem seus possíveis adversários.
Coritiba, Paraná Clube, Londrina, Operário, FC Cascavel e Azuriz jogarão o torneio desde o início. Além deles, o Athletico, atual vice-campeão, também estará na disputa, mas a partir da terceira fase, por disputar a Copa Libertadores nesta temporada. A atual edição da competição será histórica para o Estado do Paraná, que pela primeira vez, terá sete clubes participando, maior número entre todas as disputas.
A Copa do Brasil 2022 tem início programado para os dias 23 e 24 de fevereiro. A competição irá se estender durante o primeiro semestre e parte do segundo semestre, pois a grande final está agendada os dias 12 e 19 de outubro.
Possíveis adversários
Os oito potes que servirão para determinar os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2022 foram definidos com base no ranking de clubes da CBF, divulgado no último mês de dezembro. Com isso, o Coritiba ficará no Pote B, enquanto Paraná Clube, Operário e Londrina, entram no Pote C. O FC Cascavel ficará no Pote F, enquanto o Azuriz estará no Pote H.
Sendo assim, é possível fazer as projeções de possíveis confrontos, pois o formato do sorteio será mantido, com os seguintes emparcelamentos: A x E, B x F; C x G e H x D. Existe a possibilidade de ocorrer um confronto paranaense logo de cara.
O Coritiba poderá encarar os seguintes adversários na primeira fase da Copa do Brasil 2022: ASA-AL, FC Cascavel, Bahia de Feira-BA, Atlético-BA, Rio Branco-AC, URT-MG, Portuguesa-RJ, Castanhal-PA, Porto Velho-RO e Sousa-PB.
Já Paraná Clube, Operário e Londrina, poderão ter pela frente: Tocantinópolis-TO, Operário-MT, Ceilândia-DF, Real Noroeste-ES, Nova Iguaçu-RJ, Lagarto-ES, Trem-AP, Maricá-RJ, Glória-RS e Pouso Alegre-MG.
O FC Cascavel, que poderá protagonizar um duelo paranaense contra o Coritiba na primeira fase da Copa do Brasil 2022, também poderá enfrentar outras equipes tradicionais do futebol brasileiro, como: Cuiabá, Goiás, Juventude, Vitória, Avaí, CRB, Ponte Preta, CSA e Vila Nova–GO.
Por fim, o Azuriz, que estreará na competição, poderá enfrentar: Oeste-SP, ABC-RN, Botafogo-SP, Tombense-MG, Ferroviário-CE, Volta Redonda-RJ, Manaus-AM, Juazeirense-BA, Brasiliense-DF e Novorizontino-SP.
Formato mantido
O formato da Copa do Brasil 2022 será o mesmo das últimas temporadas. Serão 80 equipes que disputarão a competição desde o início. Além delas, as nove equipes que jogarão a Copa Libertadores e os campeões da última Série B, da Copa Nordeste e da Copa Verde, entram na disputa a partir da terceira fase.
A primeira fase da competição será disputada em jogo único, com a equipe melhor classificada no ranking da CBF jogando fora de casa e tendo a vantagem de se classificar com um empate.
O sorteio da primeira fase da Copa do Brasil 2022 também servirá para definir os mandos de campo da segunda fase, que também será disputada em jogo único, porém, sem vantagem para nenhuma equipe, com a decisão indo para as penalidades máximas em caso de empate.
A partir da terceira fase, quando será realizado novo sorteio para a definição dos confrontos, até a grande decisão, a competição volta a ter os duelos de ida e volta.