Coritiba recebe homenagem na Assembleia Legislativa do Paraná por ação em prol dos autistas

Publicado em 3 maio 2022, às 14h43. Atualizado às 14h50.

O Deputado Luiz Fernando Guerra (União) protocolou nesta terça-feira (03), na sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), um requerimento contendo Votos de Louvor e Congratulações com Menção Honrosa parabenizando, em nome do Poder Legislativo Estadual, a iniciativa pioneira e inovadora da Diretoria Executiva do Coritiba.

Tal ação e deve pelo fato do Coxa viabilizar, juntamente com o instituto ICO Project, a construção de uma sala de acomodação sensorial, dentro do Couto Pereira, destinada à pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista, bem como para seus familiares.

O espaço será o primeiro do país a conter essa estrutura. No requerimento protocolado, o Deputado destaca que, com esta ação, o Coritiba age de forma sensível e com respeito para com a causa autista e o espaço próprio com paredes com tratamento acústico e mobiliário adequado a esse conforto representa uma forma de inclusão das famílias e socialização do público-alvo.

Homenagem

O requerimento protocolado por Luiz Fernando Guerra cita que “em nome da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná prestamos esta justa e merecida homenagem e o reconhecimento público ao Coritiba pela ação que além da construção de um espaço destinado  para recepção dos autistas, também prevê um serviço diferenciado para todos… e facilitarão o processo de socialização destas crianças que serão auxiliados durante toda sua permanência no local”.

Para o Deputado, a ação tomada pelo Coritiba será muito importante para eliminar os preconceitos com pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, além de servir de inspiração para a causa autista.

“A medida vai eliminar as barreiras invisíveis dentro de um estádio, eliminando estresses, oportunizando condições acústicas, térmicas e de iluminação favoráveis para que os autistas se sintam bem sensorialmente”.

“Fazemos votos de que esta semente que visa eliminar os estigmas da sociedade, efetivamente, permita a inclusão das famílias e a socialização das pessoas diagnosticadas com o TEA, bem como, sirva de exemplo e inspiração nacional em prol da causa autista”.

Ação solidária

A sala de acomodação sensorial será construída pelo Coritiba por meio de um leilão das camisas utilizadas na final do Campeonato Paranaense, contra o Maringá, quando o Coxa se sagrou campeão.

Na ocasião, os jogadores foram a campo com camisas que traziam na numeração as cores e a forma de quebra-cabeça, símbolo do Autismo. O leilão irá ocorrer em evento exclusivo nesta terça-feira (03), durante jantar no restaurante Quintal do Porco, em Curitiba.

O presidente do Coritiba, Juarez Moraes, destacou que o clube sente orgulho em poder participar deste projeto pioneiro no Brasil. A sala de acomodação sensorial será construída em um camarote do Couto Pereira.

“Ainda que o futebol seja feito de contradições, o que ele não pode ser é excludente. O amor que nos une pelo time é o que nos faz família e, por isso, nós abrimos a nossa casa para que haja inclusão e conscientização. Estamos orgulhosos em sermos pioneiros, entre os clubes do Brasil, a oferecer um espaço personalizado aos autistas”.

A iniciativa do Coritiba recebeu elogios até de Neymar Jr, atacante do PSG e da Seleção Brasileira. O craque brasileiro postou um vídeo, parabenizado a ação solidária em pro da causa autista.