Coritiba tentará quebrar tabu histórico contra o Santos
Além da briga para conquistar a segunda vitória na Série A, o Coritiba também terá uma outra motivação extra para a partida contra o Santos, no domingo (17), às 11h, na Vila Belmiro, pela segunda rodada da competição. O Coxa tentará quebrar um tabu de onze anos sem vencer no estádio do rival.
Até hoje, as equipes se enfrentaram 44 vezes na história, em jogos válidos pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. A vantagem é toda do do Peixe, que venceu 24 vezes, além de ter conquistado oito empates, contra 12 triunfos do Coxa.
No entanto, das 12 vitórias conquistadas pelo Coritiba, apenas duas foram jogando na Vila Belmiro. Curiosamente, ambas na última década. Em 2008 e 2011.
Temporada histórica
Na última vez que o Verdão comemorou os três pontos, jogando na Vila Belmiro, foi em 2011, ano mágico para a nação alviverde, que vivenciou uma temporada histórica, com direito ao recorde de 24 vitórias seguidas e o vice-campeonato da Copa do Brasil.
Diante de um Santos que recém havia conquistado a Copa Libertadores, e tinha em seu elenco jogadores como Ganso, Neymar e Borges, o Coritiba não tomou conhecimento, e venceu, de virada, por 3 a 2. O zagueiro Jeci, o meia Marcos Aurélio e o volante Léo Gago fizeram os gols daquele triunfo marcante, que contou até com pênalti defendido por Edson Bastos. Borges marcou os dois da equipe paulista, naquela quarta-feira, dia 17 de agosto.
A outra vitória do Coxa na “casa do Rei Pelé”, foi em 2008. Novamente pela Série A, o Verdão viveu uma noite histórica, e venceu por 3 a 1, quebrando um tabu de nunca ter vencido no estádio. Naquela ocasião, brilhou a estrela de Keirrison. O K9 marcou os três gols do Coritiba e ajudou na conquista da vitória. O atacante Maikon Leite descontou para o Santos.
Provável escalação
Para tentar conseguir a terceira vitória jogando na Baixada Santista, o técnico Gustavo Morínigo terá, ao menos, um desfalque certo para escalar o Coritiba. O lateral-direito Warley sentiu dores na posterior da coxa, e foi vetado. Ele ainda não tem previsão de retorno.
Em seu lugar, o comandante do Coxa tem como opções Matheus Alexandre e o recém-contratado Nathan, que veio emprestado do São Paulo. O zagueiro Guillermo de los Santos e o volante Val, também podem atuar improvisados no setor. No mais, a tendência é de que a equipe seja a mesma que venceu o Goiás, na estreia da competição.
Provável escalação: Alex Muralha; Matheus Alexandre (Nathan), Henrique, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias, Andrey e Thonny Anderson; Igor Paixão, Alef Manga e Léo Gamalho.
Santos e Coritiba se enfrentam neste domingo (17), às 11h, na Vila Belmiro, pela segunda rodada da Série A. Na quarta-feira (20), as equipes voltam a duelar, mas desta vez no Couto Pereira, pela Copa do Brasil.