Com um jogador a menos, o Athletico é vice-campeão da Libertadores
Em busca da Glória Eterna, Flamengo e Athletico entraram em campo na tarde deste sábado (29), em Guayaquil, no Equador. Melhor para a equipe carioca que voltará para casa com a terceira Copa Libertadores conquistada (1981, 2019 e 2022), além dos R$ 125 milhões em premiação.
O Furacão teve um jogador expulso ainda na primeira etapa, quando Pedro Henrique recebeu o segundo cartão amarelo na partida. Minutos depois, o Flamengo abriu o placar com Gabigol e assim permaneceu até o apito final.
Apesar do amargo do segundo vice-campeonato (2005 e 2022), o Furacão também recebeu uma premiação milionária por ter chegado a final da competição, cerca de (R$ 32 milhões).
Flamengo 1 x 0 Athletico: confira o lance a lance da decisão
Nos 10 primeiros minutos de jogo, o Furacão pressionou a saída de bola do Flamengo, enquanto a equipe carioca tentava buscar espaços na marcação para sair no contra-ataque.
Com 11 minutos, Vitinho bateu cruzado, mas Santos defendeu, na sequência, foi a vez de Alex Santana tentar um voleio na pequena área, mas a bola saiu direto pela linha de fundo.
Aos 21 minutos, Vitinho, pelo lado esquerdo do ataque finalizou na diagonal da entrada da grande área, direto nas mãos do goleiro Santos.
Gabigol armou contra-ataque aos 24 minutos, mas na finalização a bola desviou na defesa athletica. Apenas escanteio para o Flamengo.
Aos 43 minutos do primeiro tempo, Pedro Henrique fez falta dura em Ayrton Lucas e recebeu o segundo amarelo, deixando o Furacão com um a menos.
Já nos acréscimos, Gabigol recebeu cruzamento de Everton Ribeiro e abriu o placar para o Flamengo.
No início da segunda etapa, o rubro-negro carioca aproveitou as vantagens númerica e do placar para pressionar o Furacão no seu campo defensivo.
Pedro recebeu na meia lua aos 15 minutos, girou pra cima da defesa e arriscou um chute, mas a bola saiu por cima do gol de Bento.
Aos 34 minutos, Arrascaeta cabeceou de dentro da pequena área, mas Bento fez grande defesa para evitar o segundo gol do Flamengo.
A resposta veio dois minutos depois, quando Terans bateu de longe, Santos defendeu em dois tempos. Quase o gol do Athletico.
Com 38 minutos, Terans sofreu falta próximo a grande área, ele mesmo cobrou e Pablo cabeceou para fora.
Abner fez boa jogada pelo lado esquerdo e bateu cruzado, mas Davi Luiz afastou o perigo aos 42 minutos.
Aos 43 minutos, falta para o Athletico cobrar. Terans bateu direto, mas Santos fez grande defesa para evitar o empate em Guayaquil.
Flamengo x Athletico
Local: Estádio Monumental de Guayaquil, Equador.
Data: 29 de outubro de 2022
Horário: 17h (Brasília)
Flamengo: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Thiago Maia (Vidal), João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta (Victor Hugo); Gabigol (Cebolinha) e Pedro. Técnico: Dorival JR.
Gol: Gabigol (48’1ºT)
Amarelo: Arrascaeta (22’2ºT), Vidal (30’2ºT)
Athletico: Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno, Abner e Khellven; Fernandinho, Hugo Moura (Terans) e Alex Santana (Matheus Felipe); Vitor Bueno (Canobbio), Vitinho (Rômulo) e Vitor Roque (Pablo). Técnico: Felipão.
Amarelo: Pedro Henrique (27’1ºT), Alex Santana (42’1ºT), Rômulo (27’/2ºT)
Vermelho: Pedro Henrique (43’1ºT)
Arbitragem
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Assistente 1: Diego Bonfá (ARG)
Assistente 2: Ezequiel Brailovsky (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)