Palmeiras vence o Athletico por 2 a 0 e conquista o título da Recopa Sul-Americana
Na noite desta quarta-feira (02), Palmeiras e Athletico se enfrentaram, no Allianz Parque, pela partida de volta da Recopa Sul-Americana 2022.
O Verdão é o campeão da Recopa Sul-Americana. A equipe paulista foi soberana, dominou o duelo, e conquistou mais um título em sua história. Zé Rafael e Danilo foram os autores dos gols do triunfo sobre um Furacão, que diferentemente da primeira partida, não conseguiu se impor e saiu com a frustração do vice-campeonato, além de seguir o tabu de quase cinco anos sem vencer o rival.
Com o resultado, além do inédito título da Recopa Sul-Americana, o Palmeiras também embolsa a premiação de 1,6 milhão de dólares (R$ 8,32 milhões). O título é o 12º de uma equipe brasileira no torneio, o que aumenta a hegemonia do país. São Paulo, Internacional e Grêmio, venceram duas vezes, enquanto Cruzeiro, Santos, Atlético-MG, Corinthians e Flamengo ganharam uma vez cada.
O Athletico, porém, amarga o segundo vice-campeonato da Recopa Sul-Americana. Em 2019, foi derrotado pelo River Plate. Além do Furacão, Botafogo e Chapecoense, além do Palmeiras, acumulam o segundo lugar na competição.
Agora, as equipes voltam a focar suas atenções nos campeonatos estaduais. O Palmeiras encara o Guarani, no Allianz Parque, no domingo (06), às 16h, pela décima rodada do Campeonato Paulista. No mesmo dia e horário, o Athletico visita o FC Cascavel, no Olímpico Regional, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense.
PALMEIRAS 2 X 0 ATHLETICO
O Palmeiras começou a partida tomando as iniciativas. Animado com a presença do seu torcedor, que compareceu em bom número ao Allianz Parque (30.605 presentes), a equipe sufocou o Athletico nos primeiros minutos. Apesar disso, o time paulista não conseguia criar chances efetivas de gol. Raphael Veiga arriscava em chutes de longe, mas que não levavam perigo.
A primeira chance, de feto, foi ocorrer aos 17 minutos, quando Murilo desviou cruzamento de Dudu e cabeceou para fora. Apesar de não criar chances, o Furacão controlava bem a pressão adversária. A primeira finalização do Rubro-Negro aconteceu apenas aos 33, mas Khellven pegou mal na bola e o chute saiu sem direção.
Aos 39, foi a vez de Léo Cittadini chutar mascado. Rony ainda teve uma última oportunidade para o Palmeiras, mas o atacante não conseguiu tirar o zero do placar na primeira etapa.
A segunda etapa começou da mesma forma que a primeira. Com o Palmeiras buscando o ataque. O Verdão foi premiado pela insistência, e abriu o placar logo aos quatro minutos. Zé Rafael sofreu falta, na entrada da área. Ele mesmo foi para a cobrança e cobrou com maestria, no ângulo de Santos, que até encostou na bola, mas não conseguiu evitar o gol.
O time da casa não abaixou o ritmo, e teve a chance de ampliar aos oito. Rony completou cruzamento e emendou uma bicicleta. Santos se esticou e conseguiu salvar o Athletico. O técnico Alberto Valentim tentou mudar o panorama da partida, ao promover as entradas de Marlos e John Mercado. As alterações, porém, não surtiram o efeito desejado.
Marlos até chamou a responsabilidade para si, e conseguiu a primeira finalização do Furacão aos 29, mas o chute foi por cima da meta de Weverton. O Athletico tentou atacar, de forma desesperada nos últimos minutos, mas não conseguiu mudar a história.
O Palmeiras, por sua vez, controlou bem a partida e ainda foi premiado com o gol do título. Aos 42, Atuesta roubou a bola e passou para Danilo, livre, finalizar no canto de Santos e sacramentar a conquista, para a alegria dos torcedores presentes no Allianz Parque.
Ficha Técnica
Recopa Sul-Americana
Jogo de volta
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael (Jailson 2ºT/24″) e Raphael Veiga (Mayke 2T/41″); Dudu (Atuesta 2ºT/41″), Rony e Gabriel Veron (Wesley 2ºT/00″)
Técnico: Abel Ferreira
Gols: Zé Rafael (2ºT/04″);Danilo (2ºT/42″)
Cartões amarelos: Abel Ferreira (2ºT/18″)
Cartão vermelho: Abel Ferreira (2ºT/45″)
Athletico: Santos; Khellven (Christian 2ºT/40″), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Hugo Moura (Rômulo 2ºT/40″), Erick, Matheus Fernandes (Julimar 2ºT/28″) e Léo Cittadini (Jhon Mercado 2ºT/17″); David Terans (Marlos 2ºT/17″) e Pablo
Técnico: Alberto Valentim
Gols:
Cartões amarelos:
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 02/03/2022
Horário: 21h30
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
Quarto árbitro: Alexis Herrerau (VEN)
Árbitro de vídeo (VAR): German Delfino (ARG)