O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba é marcado por estreias nacionais, obras restauradas, filmes para crianças e sessão exclusiva. A abertura será nesta quarta-feira (12), na Ópera de Arame, com uma tela de 470 polegadas, com exibição, pela primeira vez, do filme “Retrato de um Certo Oriente”, às 19h30. O filme é uma adaptação do livro do escritor Milton Hatoum, a obra traz personagens que foram expulsos de suas terras por conflitos sociopolíticos. A exibição será para cineastas, produtores, atores, artistas, imprensa de Curitiba e outros estados, além do público em geral que pode adquirir ingresso pelo site oficial.
A 13ª edição do festival acontecerá até 20 de junho em diferentes salas de cinema da cidade, com mais de 80 longas e curtas-metragens de todo o mundo. Produções para crianças, estreias nacionais e internacionais, obras de cineastas paranaenses, clássicos restaurados e reapresentados na tela em alta definição são algumas das opções que compõem a ampla programação do evento.
No total, serão 10 mostras cinematográficas, cada uma propondo um novo olhar sobre determinado tema, diretor ou estilo de produção. São elas: Competitiva Brasileira, Competitiva Internacional, Novos Olhares, Mirada Paranaense, Exibições Especiais, Olhar Retrospectivo, Olhares Clássicos, Foco, Pequenos Olhares e o filme de abertura e de encerramento.
Além da Ópera de Arame, as exibições ocorrem no Cine Passeio, no Cinemark Mueller e também no Teatro da Vila, na Cidade Industrial de Curitiba. Os ingressos já estão disponíveis pelo site oficial com valores que vão de R$8 (meia-entrada) a R$16. Todas as sessões no Teatro da Vila são gratuitas. Além disso, de 18 de junho a 7 de julho, os curtas-metragens brasileiros que compõem o festival estarão disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play para todo o Brasil.
O Olhar de Cinema encerra com “Salão de Baile”, documentário do pesquisador Juru e da cineasta Vitã, no dia 19 de junho, às 19h, no Cinemark Mueller, e às 19h15, no Cine Passeio Ritz. A produção apresenta a cultura do ballroom, mostrando as houses fluminenses, que se apropriam de influências estrangeiras e de elementos reconhecidamente brasileiros para construir um universo que combina dança, música, moda e performance a partir das experiências queer periféricas e raciais.
Serviço
13º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
Data: 12 a 20 de junho de 2024
Locais: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro); Cinemark Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127, Centro); Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451, Cidade Industrial de Curitiba); Ópera de Arame (R. João Gava, 920, bairro Abranches)
Site oficial: www.olhardecinema.com.br.
Redes Sociais: Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema
Realização: Programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal. Lei de incentivo à cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.